Reflexos de identidades: uma análise semiolinguística de canções de Jorge Drexler

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSouza e Silva, Nadja Pattresi de-
Autor(es): dc.contributorOmran, Muna-
Autor(es): dc.creatorNoronha, Roberta Viegas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756400-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o propósito de analisar letras de canções do compositor e cantor Jorge Drexler, a fim de verificar, a partir da “imagem de si” criada discursivamente pelo sujeito enunciador, a construção de uma identidade oscilante entre a “latinidade” e a “universalidade”. Parte-se do pressuposto de que, por meio das letras, constrói-se um imaginário discursivo que não só remete à identidade do cantor, como também colabora para a tentativa de “apagamento” do sujeito individual em função da composição de uma identidade universal. Para isso, analisa-se, nesta dissertação, um corpus de cinco canções, sob o viés da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau (2005, 2008, 2009, 2013), com destaque aos conceitos de ethos e às estratégias discursivas de captação, credibilidade e legitimação. Também norteiam esta pesquisa conceitos extraídos dos Estudos Culturais (HALL, 2011; SILVA, 2013; BAUMAN, 2005; BHABHA, 2013). Observa-se que a discografia de Jorge Drexler supera posições identitárias fixas, estáticas, reforçando a mobilidade entre o local e o global-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tiene el propósito de analizar letras de canciones del cantautor uruguayo Jorge Drexler, para verificar, a partir de la “imagen de sí” creada discursivamente por el sujeto enunciador, la construcción de una identidad que oscila entre “latinidad” y “universalidad”. Se parte del presupuesto de que a través de las letras se construye un imaginario discursivo que no sólo remite a la identidad del cantautor, sino también colabora a un intento de “anulación” del sujeto individual en función de la composición de una identidad universal. Para ello se analiza un corpus de cinco canciones, a partir del marco de la Teoría Semiolinguística de Análisis del Discurso, propuesta por Patrick Charaudeau (2008, 2009, 20013), del cual destacan los conceptos de ethos y las estrategias discursivas de captación, credibilidad y legitimación. Asimismo, conceptos extraídos de los Estudios Culturales (HALL, 2011; SILVA, 2013; BAUMAN, 2005; BHABHA, 2013) nortean esta investigación. Se observa que la discografía de Jorge Drexler sobrepasa posiciones identitarias fijas, estáticas, reforzando la mobilidad entre lo local y lo global-
Descrição: dc.description100 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCanção-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria semiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectDexler, Jorge-
Palavras-chave: dc.subjectCanción-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidad-
Palavras-chave: dc.subjectTeoría semiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleReflexos de identidades: uma análise semiolinguística de canções de Jorge Drexler-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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