Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza e Silva, Nadja Pattresi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Omran, Muna | - |
Autor(es): dc.creator | Noronha, Roberta Viegas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756400 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem o propósito de analisar letras de canções do compositor e cantor Jorge Drexler, a fim de verificar, a partir da “imagem de si” criada discursivamente pelo sujeito enunciador, a construção de uma identidade oscilante entre a “latinidade” e a “universalidade”. Parte-se do pressuposto de que, por meio das letras, constrói-se um imaginário discursivo que não só remete à identidade do cantor, como também colabora para a tentativa de “apagamento” do sujeito individual em função da composição de uma identidade universal. Para isso, analisa-se, nesta dissertação, um corpus de cinco canções, sob o viés da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau (2005, 2008, 2009, 2013), com destaque aos conceitos de ethos e às estratégias discursivas de captação, credibilidade e legitimação. Também norteiam esta pesquisa conceitos extraídos dos Estudos Culturais (HALL, 2011; SILVA, 2013; BAUMAN, 2005; BHABHA, 2013). Observa-se que a discografia de Jorge Drexler supera posições identitárias fixas, estáticas, reforçando a mobilidade entre o local e o global | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo tiene el propósito de analizar letras de canciones del cantautor uruguayo Jorge Drexler, para verificar, a partir de la “imagen de sí” creada discursivamente por el sujeto enunciador, la construcción de una identidad que oscila entre “latinidad” y “universalidad”. Se parte del presupuesto de que a través de las letras se construye un imaginario discursivo que no sólo remite a la identidad del cantautor, sino también colabora a un intento de “anulación” del sujeto individual en función de la composición de una identidad universal. Para ello se analiza un corpus de cinco canciones, a partir del marco de la Teoría Semiolinguística de Análisis del Discurso, propuesta por Patrick Charaudeau (2008, 2009, 20013), del cual destacan los conceptos de ethos y las estrategias discursivas de captación, credibilidad y legitimación. Asimismo, conceptos extraídos de los Estudios Culturales (HALL, 2011; SILVA, 2013; BAUMAN, 2005; BHABHA, 2013) nortean esta investigación. Se observa que la discografía de Jorge Drexler sobrepasa posiciones identitarias fijas, estáticas, reforzando la mobilidad entre lo local y lo global | - |
Descrição: dc.description | 100 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dexler, Jorge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canción | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoría semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Reflexos de identidades: uma análise semiolinguística de canções de Jorge Drexler | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: