Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Dominique Guimarães de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Jean Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Fabiano dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756397 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que ĕ zeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram inĘ uência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, proĕ ssional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a reĘ etirem sobre os desaĕ os encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study is to analyze the impacts on the training of graduates through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) [Program of Initiation to Teaching Scholarship], Universidade Federal Fluminense (UFF). To that end, a questionnaire was applied to 10 graduates who were part of the PIBID Natural Sciences Subproject at the “Escola Viva” Municipal School, Professor Edy Belloti, located in Santo Antônio de Pádua / RJ, in the period of 2014 and 2015. e questionnaire applied was composed of two open questions, which dealt with the positive and negative aspects of the Program, according to the perspective of the graduates. e results indicate a change in the attitude of the students as future teachers, who in their initial formation suff ered a positive inĘ uence of the Program, seeking to relate theory and practice in the construction of a quality education, directly aff ecting their identity, professional and personal. During this process the graduates were led to reĘ ect on the challenges found inside and outside the classroom, to ĕ nd solutions to the obstacles and to overcome the traditional teaching model rooted in Brazilian schools. e present paper corroborates other studies that have demonstrated how a well-structured national public policy of initial teacher training can contribute to the valorization of the teaching profession, encouraging teacher education at the higher level for Basic Education through the insertion of the teacher into daily training school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade LaSalle | - |
Publicador: dc.publisher | Santo Antônio de Pádua | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Título: dc.title | Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente | - |
Título: dc.title | Positive and negative impacts of Subproject PIBID Natural Sciences in teaching training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: