O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.creatorBolckau, Mariana Bellot-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756395-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender essa política pública, sua abrangência e possível relação com a diminuição de matrículas nos cursos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, cujos procedimentos de pesquisa foram: levantamento bibliográfico, levantamento de fontes primárias (documentos e dados estatísticos do ENCCEJA) e a realização de oito entrevistas. Contatou-se o crescimento de inscrições no ENCCEJA de um lado, o declínio de matrículas na EJA do outro e o fechamento de escolas da modalidade no centro dessa problemática. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a facilidade para a obtenção do certificado via em ENCCEJA, a dificuldade para conciliar o trabalho e estudo e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos alunos da modalidade na escola são as principais razões para a escolha dos participantes pelo ENCCEJA e não pela EJA. Conclui-se que as deliberações da atual conjuntura política e econômica vêm contribuindo para que o ENCCEJA se estabeleça como principal política pública educacional para a EJA.-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work has as its research object the Youth and Adult Education (EJA) and the right to education in contemporary Brazil. This work aims to analyze the National Examination for the Certification of Youth and Adult Skills (ENCCEJA) in the state of Rio de Janeiro, in order to understand this public policy, its scope and possible relationship with the decrease in enrollments in on-site courses of the Youth and Adult Education (EJA) in the state. This is a qualitative and quantitative study, whose research procedures were: bibliographic survey, survey of primary sources (documents and statistical data from ENCCEJA) and eight interviews. The growth of enrollments in ENCCEJA on the one hand, the decline of enrollments in EJA on the other and the closing of schools of the modality at the center of this problem were contacted. The results obtained in the research demonstrate that the ease of obtaining the certificate via ENCCEJA, the difficulty in reconciling work and study and the absence of adequate public policies to guarantee not only access, but also the permanence of students of the modality in school are the main reasons for the choice of participants by ENCCEJA and not by EJA. It is concluded that the deliberations of the current political and economic situation have contributed to the establishment of ENCCEJA as the main public educational policy for EJA.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectENCCEJA-
Palavras-chave: dc.subjectCertificação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectENCCEJA-
Palavras-chave: dc.subjectCertification-
Palavras-chave: dc.subjectSkills-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Título: dc.titleO exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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