Saberes e práticas da equipe de enfermagem sobre cuidados paliativos: construção e aplicação de um programa de educação permanente virtual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspírito Santo, Fátima Helena do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8549284765290566-
Autor(es): dc.contributorBerardinelli, Lina Marcia Migueis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8533122014011090-
Autor(es): dc.contributorSilvino, Zenith Rosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7539582782188269-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0949274499007882-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Ana Paula de Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756393-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa a melhora da qualidade de vida de pacientes e seus familiares quando enfrentam problemas inerentes a uma condição ameaçadora da vida. Eles previnem e aliviam o sofrimento mediante identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais. Porém, ainda existe uma lacuna na formação dos profissionais de saúde relacionada a essa temática. Esse estudo tem como objetivo geral: construir e aplicar um programa de educação permanente virtual para profissionais de enfermagem atuantes nas enfermarias de clínica médica e cirúrgica do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). E, como objetivos específicos: identificar os conhecimentos e práticas dos participantes sobre cuidados paliativos; elaborar um Programa de Educação Permanente virtual a partir das demandas dos participantes do estudo; analisar a aplicabilidade do programa de educação permanente virtual sobre cuidados paliativos segundo avaliação dos participantes. Método: Trata-se de estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas: 1- Levantamento de dados: revisão integrativa da literatura e aplicação de questionários para profissionais da equipe de enfermagem; 2 - Desenvolvimento: elaboração do programa de educação permanente virtual sobre cuidados paliativos para profissionais da equipe de enfermagem na plataforma Moodle; 3 - Implementação: divulgação, inscrição e liberação do acesso ao curso para os inscritos; 4 - Avaliação do programa de educação permanente pelos participantes por meio do inquérito Colles; 5 - Ajustes: realização de adaptações na plataforma e/ou conteúdos segundo as avaliações dos participantes. Resultados: a análise dos dados permitiu a caracterização dos participantes, a identificação do panorama de conhecimentos e práticas dos profissionais da equipe de enfermagem sobre cuidados paliativos, bem como o levantamento dos conteúdos a serem abordados no programa de educação permanente virtual, sendo eles: o que são cuidados paliativos, condutas adequadas e cuidados de enfermagem, comunicação, legislação e abordagem à família. 15 profissionais de enfermagem que se inscreveram, concluíram e avaliaram o curso por meio do Inquérito Colles, na plataforma Moodle. Conclusões: o programa de educação permanente sobre cuidados paliativos para profissionais da equipe de enfermagem, veiculado de forma virtual, mostrou-se efetivo, uma vez que as avaliações dos participantes foram, em sua maioria, satisfatórias. Os profissionais referiram ter refletido criticamente sobre o assunto proposto e afirmaram que os conteúdos ofertados trouxeram benefícios relevantes para a prática profissional.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Palliative care is an approach that aims to improve the quality of life of patients and their families when facing problems inherent to a life-threatening condition. They prevent and alleviate suffering through early identification, assessment and treatment of pain and other problems, whether physical, psychosocial or spiritual. However, there is still a gap in the training of health professionals related to this topic. This study has the general objective: to propose a program of virtual permanent education for nursing professionals working in the medical and surgical wards of the Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). And, as specific objectives: to identify the participants' knowledge and practices on palliative care; develop a virtual Permanent Education Program based on the demands of the study participants; to analyze the applicability of the virtual permanent education program on palliative care according to the participants' evaluation. Method: This is a methodological study developed in the following stages: 1- Data collection: integrative literature review and application of questionnaires to professionals from the nursing team; 2 - Development: elaboration of the virtual permanent education program on palliative care for professionals of the nursing team on the Moodle platform; 3 - Implementation: dissemination, enrollment and release of access to the course for those enrolled; 4 - Evaluation of the continuing education program by the participants through the Colles survey; 5 - Adjustments: adaptations to the platform and/or contents according to the participants' evaluations. Results: the analysis of the data allowed the characterization of the participants, the identification of the panorama of knowledge and practices of the professionals of the nursing team on palliative care, as well as the survey of the contents to be covered in the program of virtual permanent education, being: the which are palliative care, adequate conduct and nursing care, communication, legislation and approach to the family. 15 nursing professionals who enrolled, completed and evaluated the course through the Colles Survey, on the Moodle platform. Conclusions: the program of continuing education on palliative care for professionals of the nursing team, transmitted in a virtual way, proved to be effective, since the evaluations of the participants were, for the most part, satisfactory. The professionals reported having critically reflected on the proposed subject and stated that the content offered brought relevant benefits to their professional practice.-
Descrição: dc.description85 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados Paliativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados Paliativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à Distância-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectPalliative Care-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing Education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance Education-
Título: dc.titleSaberes e práticas da equipe de enfermagem sobre cuidados paliativos: construção e aplicação de um programa de educação permanente virtual-
Título: dc.titleKnowledge and practices of the nursing team on palliative care: construction and application of a virtual continuing education program-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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