O tempo não para: a década de 1980 através de Gonzaguinha e Cazuza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana Facina Gurgel do-
Autor(es): dc.contributorSilva, Francisco Carlos Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorMattos, Rômulo Costa-
Autor(es): dc.contributorGrinberg, Lucia-
Autor(es): dc.creatorBuscácio, Gabriela Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756380-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central deste trabalho é analisar a forma como duas gerações de artistas viveram e expressaram a conjuntura na qual estavam inseridos durante a década de 1980. Para isso, elegemos Gonzaguinha e Cazuza, como representantes da MPB e do Brock e de gerações que vivenciaram a ditadura e a transição à democracia. O primeiro foi durante a década de 1970 censurado duramente pela canção engajada que produzia e na década seguinte entrou para o panteão dos grandes da MPB como cantor e compositor. Participava ativamente de diversos movimentos políticos que aconteceram no período. O segundo surgiu a partir da explosão dos grupos de rock com o Barão Vermelho, depois partindo para uma carreira solo. Se tornou um dos maiores poetas de sua geração, representando através de sua música e de sua atitude grande parte dos jovens daquela época. Acreditamos que essa investigação revela a complexidade e as possibilidades que cada um desses grupos apresentava naquele contexto específico, quer seja, o otimismo em relação a volta da democracia no país em oposição a desilusão frente a crise econômica e a falta de utopias. A conjuntura da redemocratização política e da Nova República, o impacto do crescimento das cidades, as transformações dos costumes, a construção de uma cultura juvenil são alguns dos elementos analisados. A MPB e o Brock conviveram e cantaram, de formas diferentes, a realidade que estavam vivendo. A forma de expressão de cada um desses estilos musicais repercutia em determinados grupos geracionais revelando como cada um desses setores experimentavam aqueles tempos. Para nossa análise, utilizamos como fontes primárias as canções e depoimentos de ambos. Esse material se mostrou muito rico e fecundo por unir o processo de criação do artista em constante diálogo com sua geração e com a conjuntura dos anos de 1980.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this thesis is to analyze how two generations of artists lived and expressed the situation in which were entered during the 1980s. For this we chose Gonzaguinha and Cazuza, as representatives of MPB and Brock and generations who lived through the dictatorship and the transition to democracy. During the 1970s the first one was censored hard because of the politically engaged song he produced, and during the next decade entered the pantheon of the greatest musicians of MPB as a singer and songwriter. He actively participated in various political movements that occurred in this period. The second one emerged from the explosion of rock bands with the Barão Vermelho, and after left the band for a solo career. He became one of the greatest poets of his generation, representing through his music and his attitude a major part of young people of that time. As so, this research reveals the complexity and the possibilities that each of these groups presented in that specific context, whether the optimism about the return of democracy in the country as opposed to disappointment about the economic crisis and the lack of utopias. The conjuncture of political democratization and the New Republic, the impact of the cities’ growth, the transformation of mores, the construction of a young culture are some of the elements analyzed. MPB and Brock lived and sang the reality they were living in different ways. The form of expression of each of these musical styles resonated in certain generational groups, revealing how each of these sectors experienced those times. For the analysis, I used as primary sources the songs and testimonies of both artists. This material proved to be very rich and fruitful for combining the process of creation of the artist with a constant dialogue about their generation and the conjuncture of the 1980s.-
Descrição: dc.description255f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeração-
Palavras-chave: dc.subjectMPB-
Palavras-chave: dc.subjectBrock-
Palavras-chave: dc.subjectAnos de 1980-
Palavras-chave: dc.subjectGonzaguinha-
Palavras-chave: dc.subjectCazuza-
Palavras-chave: dc.subjectRedemocratização-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira - aspecto histórico - década de 80-
Palavras-chave: dc.subjectRock - década de 80-
Palavras-chave: dc.subjectCazuza, 1958-1990-
Palavras-chave: dc.subjectGonzaguinha, 1945-1991-
Palavras-chave: dc.subjectGeneration-
Palavras-chave: dc.subjectThe 1980s-
Palavras-chave: dc.subjectRedemocratization-
Título: dc.titleO tempo não para: a década de 1980 através de Gonzaguinha e Cazuza-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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