Guia didático com sugestões de recursos pedagógicos adaptados para a prática pedagógica inclusiva dos profissionais da educação especial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rodrigo Volcan-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aimi Tanikawa de-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Érica Cristina-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Rosana Rocha Rodrigues Laterça de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756336-
Descrição: dc.descriptionSob a ótica da aprendizagem para todos, a escola contemporânea busca novos caminhos que conduzam à desobstrução das inúmeras barreiras que interferem no processo de aprendizagem. Assim, com o intuito de atender às demandas que surgem dentro da escola regular, a Educação Especial objetiva garantir qualidade de ensino e acesso ao currículo de forma equitativa reorganizando as práticas pedagógicas inclusivas de acordo com o perfil do aluno público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, diante dos desafios atuais o profissional conduzido pela reflexão crítica acerca da prática pedagógica que realiza constantemente, elabora os ajustes e as adequações necessárias para reorientar o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva inclusiva e com respeito à diversidade inerente a todo ser humano, a pesquisa de mestrado aqui apresentada objetivou elaborar um guia didático com sugestões de recursos pedagógicos adaptados para a prática pedagógica inclusiva dos profissionais da educação especial como ferramentas que potencializam a interface professor/aluno. Para tanto, todas as ações desenvolvidas durante a pesquisa foram constituídas com base na pesquisa-ação articulando-se com o referencial metodológico de Paulo Freire porque em interação pesquisador e participantes colaboram ativamente da pesquisa, convertendo-se em um espaço dialógico, no qual todos os envolvidos refletem sobre a própria realidade e as possibilidades de intervenção para transformá-la. Nesse contexto, conduzimos reflexões e discussões sobre a prática pedagógica inclusiva desses profissionais que atuavam diretamente com alunos da Educação Especial em duas instituições distintas, na Associação Pestalozzi de Niterói e na Escola Municipal de Niterói Professora Maria Ângela Moreira Pinto utilizando recursos pedagógicos adaptados como instrumentos facilitadores para o desenvolvimento de habilidades específicas durante a ação educativa. A pesquisa aqui apresentada teve a pretensão de contribuir com informações significativas para todos os profissionais interessados nas questões que envolvem a dinâmica inclusiva dentro da escola regular, desde a avaliação diagnóstica das dificuldades e habilidades do aluno, a elaboração do planejamento educacional individualizado até alcançar a necessária intervenção pedagógica com auxílio dos recursos pedagógicos adaptados como estratégia de ensino.-
Descrição: dc.descriptionFrom the perspective of inclusive learning, contemporary schools seek new paths that lead to unblock the innumerable barriers that interfere in the learning process. Thus, in order to meet the demands that arise within the regular school, Special Education aims to ensure quality teaching and access to the curriculum in an equitable way by reorganizing inclusive pedagogical practices according to the profile of the target public of Special Education. In this sense, the professional, led by critical reflection about the pedagogical practice that he constantly performs, elaborates the necessary adjustments to reorient the teaching and learning process. In this inclusive perspective and with respect to the diversity inherent to every human being, the master's research presented here aimed to develop an analytical guide with suggestions for pedagogical resources adapted to the pedagogical practice of special education professionals as tools that enhance the teacher / student interface. To this end, all the actions developed during the research were constituted along the lines of action research, articulating with the methodological framework of Paulo Freire, where researcher and participants actively collaborate. The research becomes a dialogical space, in which everyone involved reflect on their own reality and on the possibilities to transform it. In this context, we conducted reflections and discussions on the inclusive pedagogical practice of these professionals who worked directly with Special Education students in two different institutions, at the Pestalozzi Association of Niterói and at the Municipal School of Niterói Professor Maria Angela Moreira Pinto, using teaching resources adapted as facilitating instruments for the development of specific skills during the educational action. The research presented here was intended to contribute with meaningful information for all professionals interested in issues involving inclusive dynamics within the regular school, from the diagnostic assessment of the student's difficulties and skills, the elaboration of individualized educational planning until reaching the necessary pedagogical intervention with the help of adapted teaching resources as a teaching strategy.-
Descrição: dc.description204 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação diagnóstica; intervenção pedagógica; planejamento educacional individualizado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial, Prática pedagógica, Avaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnostic evaluation; pedagogical intervention; individualized educational planning.-
Título: dc.titleGuia didático com sugestões de recursos pedagógicos adaptados para a prática pedagógica inclusiva dos profissionais da educação especial-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.