O lúdico na inclusão de alunos com dislexia: um instrumento de intervenção e facilitador de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorCruz, Mara Monteiro da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.creatorReal, Tainara Chagas Matschuck-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756332-
Descrição: dc.descriptionTrabalho desenvolvido no Complexo Educacional e Esportivo de Excelência e Qualidade de Ensino Professor Darcy Ribeiro, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense.-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com o DSM-V, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade na capacidade de leitura e escrita, no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, na decodificação e em dificuldades de ortografia. Atualmente, a dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais apresentados entre os alunos em sala de aula. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos professores no cotidiano educacional na busca de uma melhor qualidade de ensino para os alunos com dislexia e tendo em vista a importância das produções acadêmicas e referenciais teóricos que possam orientar esses profissionais, este estudo tem como objetivo a criação de um jogo de tabuleiro pedagógico para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com esse transtorno específico de aprendizagem. A ideia é sensibilizar os professores quanto à necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas para a ascensão da aprendizagem e a inclusão de alunos com dislexia, refletindo sobre a importância da utilização de jogos como instrumento facilitador de aprendizagem e de interação social para esses alunos em sala de aula regular de ensino através de ações pedagógicas lúdicas, orientadas e planejadas no contexto educativo. Correlacionado a esta ideia, foi aplicado um questionário a um grupo de vinte professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Ararauama- RJ para identificar a realidade do trabalho e conhecimento desses docentes em relação à prática de ensino com os alunos disléxicos. Posteriormente, foi promovido um encontro com os professores em um espaço de debates sobre ações práticas e recursos/jogos pedagógicos como mecanismo de aprendizagem para ser utilizado com os alunos com dislexia. Em seguida, foi apresentado o jogo de tabuleiro educativo, produto desta pesquisa, onde os docentes puderam conhecer a sua proposta e funcionalidade para trabalhar o lúdico na articulação interdisciplinar da prática docente. Os professores manifestaram expectativa positiva quanto ao jogo de tabuleiro, uma vez que ele auxilia e favorece o processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos disléxicos de maneira lúdica, prazerosa e coletiva. O jogo pretende valorizar as inter-relações professor/aluno/família, visando o progresso do aluno disléxico e o consequente resgate da autoestima, a confiança em si mesmo e favorecer a inclusão escolar e social. As etapas da pesquisa contribuíram para a construção de um novo olhar dos docentes sobre suas atuações com alunos disléxicos em sala de aula, levando-os a repensar suas práticas pedagógicas para criar melhores condições e qualidade de ensino.-
Descrição: dc.descriptionAccording to the DSM-V, dyslexia is a specific learning disorder, characterized by difficulty in reading and writing, accurate or fluent word recognition, decoding and spelling difficulties. Currently, dyslexia are one of the most common learning disorders among students in the classroom. Considering the difficulties encountered by teachers in the educational routine in the search for a better quality of teaching for students with dyslexia and considering the importance of academic productions and theoretical references that can guide these professionals, this study aims to create a game pedagogical board to assist in the learning process of students with this specific learning disorder. The idea is to sensitize teachers about the need to develop strategies aimed at the rise of learning and the inclusion of students with dyslexia, reflecting on the importance of using games as an instrument to facilitate learning and social interaction for these students in the regular teaching class through playful pedagogical actions, oriented and planned in the educational context. Correlated to this idea, a questionnaire was applied to a group of twenty teachers from the early years of elementary school at a public school in the city of Araruama-RJ to identify the reality of the work and knowledge of these teachers regarding teaching practice with dyslexic students. Subsequently, a meeting was promoted with teachers in a space for debates on practical actions and pedagogical resources / games as a learning mechanism to be used with students with dyslexia. Then, the educational board game - the product of this research - was presented when the teachers were able to learn about its proposal and functionality to put in place the playful in the interdisciplinary articulation of teaching practice. The teachers expressed a positive expectation about the board game, since it helps and favors the process of acquiring reading and writing by dyslexic students in a playful, pleasant and collective way. The game aims to enhance the teacher / student / family interrelationships, aiming at the progress of the dyslexic student and the consequent rescue of self-esteem, self-confidence and favoring school and social inclusion. The stages of the research contributed to the construction of a new perspective of the professors regarding their work with dyslexic students in the classroom, leading them to rethink their pedagogical practices to create better conditions and quality of teaching.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPlayful-
Palavras-chave: dc.subjectDyslexia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleO lúdico na inclusão de alunos com dislexia: um instrumento de intervenção e facilitador de aprendizagem-
Título: dc.titlePlayfulness in the inclusion of students with dyslexia: an intervention tool and learning facilitator-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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