Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Karine de Oliveira Bloomfield | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertagna, Maina | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paula Garcia Gonçalves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756329 | - |
Descrição: dc.description | Levando em consideração o contexto atual da pandemia da COVID-19 no Brasil, do ensino remoto emergencial, de toda desinformação e dos movimentos conservadores e negacionistas da nossa sociedade, a Divulgação Científica e o letramento científico se fazem mais necessários e urgentes do que nunca. Principalmente se tratando dos alunos da educação básica, para que tenham um contato estabelecido com o pensar e agir científico desde cedo, auxiliando na sua incorporação nas discussões contemporâneas de cunho científico e tornando-os agentes de seu tempo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática, utilizando textos de divulgação científica retirados da revista “Ciência Hoje das Crianças”, voltada para o Ensino Fundamental 2 no contexto do ensino remoto emergencial, na tentativa de proporcionar uma aproximação dos estudantes com o cotidiano profissional de cientistas das áreas de Ciências Biológicas, além da realização de um levantamento bibliográfico do uso prévio da revista no ensino de Ciências. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 6o ano de Ciências do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis da Universidade Federal Fluminense (COLUNI-UFF), resultando em cinco murais montados pelos alunos na plataforma Padlet, que foram posteriormente analisados. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar a importância da Divulgação Científica e da inclusão dos alunos da Educação Básica no universo das ciências, no sentido de desconstruir estereótipos sobre a ciência e os/as cientistas. | - |
Descrição: dc.description | Taking into account the current context of the COVID-19 pandemic in Brazil, remote classes, all misinformation, conservative and denialist movements in our society, Scientific Divulgation and scientific literacy are more necessary and urgent than ever. Especially when it comes to basic education students, so that they have an established contact with scientific thinking and acting from an early age, helping to incorporate them into contemporary discussions of a scientific nature and making them agents of their time. In this way, the present work aimed to develop a didactic sequence, using scientific dissemination texts taken from the magazine "Ciência Hoje das Crianças", aimed at Elementary School 2 in the context of emergency remote teaching, in an attempt to provide an approximation to students with the professional routine of scientists in the areas of Biological Sciences, in addition to carrying out a bibliographic survey of the previous use of the journal in Science teaching. The didactic sequence was applied in a 6th year Science class at Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis at Universidade Federal Fluminense (COLUNI-UFF), resulting in five murals assembled by students on the Padlet platform, which were later analyzed. From the results obtained, it was possible to observe the importance of Scientific Dissemination and the inclusion of Basic Education students in the universe of science, in the sense of deconstructing stereotypes about science and scientists. | - |
Descrição: dc.description | 44 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revista Ciência Hoje das Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific divulgation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magazine Ciência Hoje das Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science curriculum | - |
Título: dc.title | Seção "Quando crescer vou ser ...' da revista Ciência Hoje das Crianças: desenvolvendo uma sequência didática para o 6º ano no contexto do ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: