O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlindo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFraga, Anderson Nunes-
Autor(es): dc.contributorMeirelles Junior, Julio Candido de-
Autor(es): dc.creatorSimão, Alessandra dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756287-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Contabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleO impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.