Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchneider, Marco André Feldman-
Autor(es): dc.contributorSchneider, Marco André Feldman-
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.contributorCitelli, Adilson Odair-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Ana Paula de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756281-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado situa-se no campo das alternativas de resistência e combate à desinformação. Delimita-se na relevância da Educação nesse processo, tendo o professor como agente central. O objetivo principal é investigar a relação cotidiana dos professores da Rede Municipal de Ensino de Niterói (RJ) com a informação e os desdobramentos dessa relação em suas práticas docentes, em específico no combate à desinformação. Para a pesquisa empírica valeu-se do recurso da entrevista em profundidade e para a análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. A discussão dos resultados fundamenta-se na revisão bibliográfica de teorias sociais críticas de inspiração dialética, em especial aquelas desdobradas nos estudos sobre cotidiano, comunicação, informação e educação. Destaca-se entre os resultados a relação predominantemente utilitária dos professores entrevistados com a informação, bem como a falta de formações e espaços de debate sobre o tema, que se desdobra em práticas pedagógicas fragmentadas de combate à desinformação. Esse resultado corrobora a hipótese inicial desta pesquisa, de que a relação do professor com a informação na sua cotidianidade é o que determina a forma e a profundidade da abordagem do tema da desinformação na sala de aula. Por isso, considera-se como necessária e urgente uma formação midiática para professores, que favoreça o desenvolvimento de competências críticas em informação, particularmente aquelas voltadas à compreensão e mediação da desinformação a partir de aplicações cotidianas de análises críticas dos textos e contextos.-
Descrição: dc.descriptionThis master's thesis is focused in the field of alternatives for resistance and combating disinformation. It is delimited in the relevance of Education in this process, with the teacher as the central agent. The main objective is to investigate the daily relationship of teachers in the Municipal Education Network of Niterói (RJ) with information and the consequences of this relationship in their teaching practices, specifically in the fight against disinformation. For the empirical research, in-depth interviews were used, and for data analysis, the Collective Subject Discourse method was used. The discussion of the results is based on the bibliographical review of critical social theories of dialectical inspiration, especially those unfolded in studies on daily life, communication, information, and education. Among the results, the predominantly utilitarian relationship of the interviewed teachers with information stands out, and the lack of training and spaces for debate on the subject unfolds into fragmented pedagogical practices to combat disinformation. This result corroborates the initial hypothesis of this research that the teacher's relationship with information in their everyday life determines the form and depth of approaching the theme of disinformation in the classroom. Therefore, it is considered necessary and urgent to provide media training for teachers, which favors the development of critical information skills, particularly those aimed at understanding and mediating disinformation based on daily applications of critical analysis of texts and contexts.-
Descrição: dc.description154 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização crítica midiática-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência crítica em informação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectDisinformation-
Palavras-chave: dc.subjectCritical media literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCritical information literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleCompetência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.