Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Penello, Germano Maioli | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.creator | Chao, Larissa Dutra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756274 | - |
Descrição: dc.description | O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia de um vírus causador da COVID-19. Transmitido facilmente pelo ar, ele gerou uma situação emergencial de quarentena. Nesse período, o ser humano teve que reinventar algumas atividades essenciais do dia a dia e acabou se voltando para as ferramentas digitais. Quem tinha a opção e condição de trabalhar e estudar de casa, o fez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações e normas de segurança para serem seguidas. No Brasil, a desigualdade social é grande e o Ensino Básico já passava por mudanças, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Com a pandemia, o ensino passou a ser Ensino Remoto Emergencial. Como o nome já diz, ele foi legalizado para casos de emergência e funciona de forma remota, isto é, não presencial, como era de costume. Algumas instituições de ensino iniciaram rapidamente o "volta às aulas", no modo online, outras demoraram mais por questões como a falta de acesso à internet dos estudantes. Isso acabou gerando um aumento nessa desigualdade. Nessa época surgiram várias lives de debates de educadores e alguns congressos, simpósios, eventos migraram para o online, começando a usar algumas das ferramentas digitais e se voltando para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). No Ensino foi percebido que havia uma falta de conhecimento em como se usar as ferramentas, quais os recursos que cada uma disponibiliza, assim como uma falta de tempo para aprender a usá-las. Nas aulas, a interação com os outros era pequena e o Ensino não foi bem adaptado, sendo apenas transferido para o síncrono e/ou assíncrono. Foi nesse período que foi pensado este projeto e uma pesquisa contendo dois formulários enviados em 2020 e 2021 para professores e alunos. Através dela foram feitas perguntas aos participantes, a respeito da percepção que eles tinham sobre o ERE. Como estudantes e professores estão se sentindo? O que está bom? O que está ruim? O que falta? Com base nas respostas foi decidido criar uma plataforma que serviria para auxiliar no uso de ferramentas digitais das TIC’s. Surgindo assim o Caleduscópio: um projeto de criação de um site com divulgação nas redes sociais que publicaria postagens sobre diversas ferramentas das TIC’s que podem ser usadas para a educação. | - |
Descrição: dc.description | The year 2020 was marked by the virus that caused the COVID-19 pandemic. It is easily transmitted through the air and led to a quarantine emergency situation. In this period, humanity had to reinvent some essential daily activities and ended up relying on many digital tools. Those who had the option and condition to work and study from home, did so. The World Health Organization (WHO) emitted security recommendations and norms to be followed. In Brazil, social inequality is very present and primary and secondary education were already undergoing changes, with the implementation of the "Base Nacional Curricular" (National Common Curriculum Basis - BNCC) and the "Novo Ensino Médio" (Nem High School). With the pandemics, the educational system turned to the "Ensino Remoto Emergency" (Emergency Remote Teaching - ERE). As the name suggests, it was legalized for emergencies situations and works in remote, online ways, in other words, not face-to face learning as usual. Some education institutions quickly restarted online; for others, it took more time due to many reasons, like e.g. the students’ lack of internet access. That ended up increasing this inequality. At the time, educators’ live debates, as well as some congresses, symposiums, and events popped up and migrated to online mode, starting the use of some digital tools and turning to Information and Communications Technology (ICT). In Education, it was perceived a lack of knowledge in how to employ these tools, which resources each one had available, and a lack of time to learn how to use them. In classes, the interaction with each other was small, and Teaching was not well adapted, being just transferred to synchronous and/or asynchronous modalities. It was at this time that this project was elaborated, and a research containing two questionnaire forms was sent in 2020 and 2021 to teachers and students. Questions to the participants addressing their perception of "ERE" were made. How students and teachers are feeling? What is good? What is bad? What is lacking? Based on their answers, it was decided to create a platform that would help in the use of digital tools of ICT. With that, "Caleduscópio" emerged: a project of creating a website with social media outreach that would publish posts about several ICT tools that can be used for education. | - |
Descrição: dc.description | 142 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and Communications Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency Remote Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Tools | - |
Título: dc.title | Caleduscópio - Um projeto para auxiliar no uso de ferramentas digitais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: