Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorLeite, Ana Paula Todaro Taveira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.creatorSouza, Larissa Farinazo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2269-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756263-
Descrição: dc.descriptiono estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão-
Descrição: dc.descriptionThe study provides an insight into a scientific research regarding Administration in Brazil and how it is being conducted in the graduation course of Administration at the Universidade Federal Fluminense, in Volta Redonda. This research's goal was to analyze the contribution ofthe material that guides the scientific research, the students' answers about the importance of the scientific research in its development. The research was characterized as applied, quantative and descriptive, and involved the use of standard data collection techniques; a survey to assess the. students' opining and an assessment of their grades obtained on the research paper produced in Simulated Organizational Management Lab and the grades obtained in the activities in the conclusion of the work course. The first finding shows that the Simulated Organizational Management Lab complement the activities of the Methodology of Research discipline; the second indicates the relation between the performance of the students in the work conducted in the Management Laboratory and their performance in the conclusion work; and the third finding is regarding the recognition of the students about the research as a relevant practice to the good performance in the conclusion work. Overall, the results show the importance of the scientific research and the importance of its well conducted to better form students, and the success of the usage of an innovative method that integrates management education and research, the Management Lab-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em administração-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de administração-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectScientific research-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching in administration-
Palavras-chave: dc.subjectManagement lab-
Título: dc.titleOrientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.