Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Rodrigo de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Martha Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Livia Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Geraldyne Mendonça de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756256 | - |
Descrição: dc.description | A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo | - |
Descrição: dc.description | The approval of Law 10639/03 is of utmost importance for the black population, but only the existence of this legislation is not able to guarantee a quality, inclusive education. It is the way each teacher views his teaching practice that allows this transformation. Inspired by the practices and militancy of Mundinha Araújo, I tried to review my methods and develop activities that aimed at strengthening the individual identities of the students, awakening them to the power of their agency. I believe that this change in the reception of students by the school is essential for an education focused on healthy ethnic-racial relations, promoting a real fight against racism | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mundinha Araújo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Militância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mundinha Araújo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Título: dc.title | Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: