Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Rodrigo de Almeida-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Livia Nascimento-
Autor(es): dc.creatorSouza, Geraldyne Mendonça de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756256-
Descrição: dc.descriptionA aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo-
Descrição: dc.descriptionThe approval of Law 10639/03 is of utmost importance for the black population, but only the existence of this legislation is not able to guarantee a quality, inclusive education. It is the way each teacher views his teaching practice that allows this transformation. Inspired by the practices and militancy of Mundinha Araújo, I tried to review my methods and develop activities that aimed at strengthening the individual identities of the students, awakening them to the power of their agency. I believe that this change in the reception of students by the school is essential for an education focused on healthy ethnic-racial relations, promoting a real fight against racism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMundinha Araújo-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMilitância-
Palavras-chave: dc.subjectMundinha Araújo-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial relations-
Título: dc.titleTrajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.