
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marins, Pedro Nogueira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Éllen | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25209 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756255 | - |
| Descrição: dc.description | Ensinar as operações com os números inteiros é, sem dúvida, um dos grandes desafios para os professores de matemática que lecionam no 7º ano. Explicar porque “menos vezes menos é mais” não é uma tarefa muito simples. Este trabalho, desenvolvido durante minha passagem pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFF, tem como objetivo auxiliar os alunos na representação dos cálculos feitos com os números inteiros por meio de atividades realizadas com materiais concretos e fichas de atividades. Acreditamos que o uso de materiais concretos ou jogos podem servir como elementos mediadores para a compreensão das operações formais inerentes à construção deste conceito. O material didático de apoio consiste de um tabuleiro e palitos coloridos em azul, que representam as quantidades positivas, e em vermelho, que representam as quantidades negativas. O uso das cores para diferenciar a natureza das quantidades é motivado pela forma como os chineses antigos faziam os seus registros. As operações com números inteiros são, portanto, interpretadas pela adição ou subtração de palitos, utilizando-se, quando necessário, o cancelamento como recurso. Pretende-se com este trabalho relatar as dificuldades que os alunos enfrentam em relação ao conteúdo de números inteiros, apresentar o material didático elaborado e as oficinas realizadas com turmas do 7° ano, professores e graduandos do curso de matemática | - |
| Descrição: dc.description | 81 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regras dos sinais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Número inteiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
| Título: dc.title | Uma proposta didática para o ensino dos números inteiros e suas operações | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: