Uma proposta didática para o ensino dos números inteiros e suas operações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorMarins, Pedro Nogueira de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Éllen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756255-
Descrição: dc.descriptionEnsinar as operações com os números inteiros é, sem dúvida, um dos grandes desafios para os professores de matemática que lecionam no 7º ano. Explicar porque “menos vezes menos é mais” não é uma tarefa muito simples. Este trabalho, desenvolvido durante minha passagem pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFF, tem como objetivo auxiliar os alunos na representação dos cálculos feitos com os números inteiros por meio de atividades realizadas com materiais concretos e fichas de atividades. Acreditamos que o uso de materiais concretos ou jogos podem servir como elementos mediadores para a compreensão das operações formais inerentes à construção deste conceito. O material didático de apoio consiste de um tabuleiro e palitos coloridos em azul, que representam as quantidades positivas, e em vermelho, que representam as quantidades negativas. O uso das cores para diferenciar a natureza das quantidades é motivado pela forma como os chineses antigos faziam os seus registros. As operações com números inteiros são, portanto, interpretadas pela adição ou subtração de palitos, utilizando-se, quando necessário, o cancelamento como recurso. Pretende-se com este trabalho relatar as dificuldades que os alunos enfrentam em relação ao conteúdo de números inteiros, apresentar o material didático elaborado e as oficinas realizadas com turmas do 7° ano, professores e graduandos do curso de matemática-
Descrição: dc.description81 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRegras dos sinais-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero inteiro-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Título: dc.titleUma proposta didática para o ensino dos números inteiros e suas operações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.