Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Marins, Pedro Nogueira de | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Éllen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756255 | - |
Descrição: dc.description | Ensinar as operações com os números inteiros é, sem dúvida, um dos grandes desafios para os professores de matemática que lecionam no 7º ano. Explicar porque “menos vezes menos é mais” não é uma tarefa muito simples. Este trabalho, desenvolvido durante minha passagem pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFF, tem como objetivo auxiliar os alunos na representação dos cálculos feitos com os números inteiros por meio de atividades realizadas com materiais concretos e fichas de atividades. Acreditamos que o uso de materiais concretos ou jogos podem servir como elementos mediadores para a compreensão das operações formais inerentes à construção deste conceito. O material didático de apoio consiste de um tabuleiro e palitos coloridos em azul, que representam as quantidades positivas, e em vermelho, que representam as quantidades negativas. O uso das cores para diferenciar a natureza das quantidades é motivado pela forma como os chineses antigos faziam os seus registros. As operações com números inteiros são, portanto, interpretadas pela adição ou subtração de palitos, utilizando-se, quando necessário, o cancelamento como recurso. Pretende-se com este trabalho relatar as dificuldades que os alunos enfrentam em relação ao conteúdo de números inteiros, apresentar o material didático elaborado e as oficinas realizadas com turmas do 7° ano, professores e graduandos do curso de matemática | - |
Descrição: dc.description | 81 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regras dos sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Número inteiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Título: dc.title | Uma proposta didática para o ensino dos números inteiros e suas operações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: