O som no cinema brasileiro : revisão de uma importância indeferida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorMoura, Roberto Marchon Lemos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:27252272753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Luiz Antonio Luzio-
Autor(es): dc.contributorCPF:26870797749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781578D3-
Autor(es): dc.contributorPereira, Miguel Serpa-
Autor(es): dc.contributorCPF:03326195753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727374E4-
Autor(es): dc.contributorCosta, Luiz Cláudio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:63362279791-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernando Morais da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756245-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to reaffirm the central role played by sound in Brazilian cinema. It describes periods when changes related to sound recording and editing transformed the ways of making and watching films in Brazil. It details the first methods of syncronizing sound and images between 1902 and 1908. It coments the end of the silent era and the making of the first Brazilian sound films in the late 1920’s up to 1936, the period when the first sucessfull musical comedies would be released. During the 60’s the arrival of portable sound recorders would allow new ways of shooting, as well as new forms of assembling sounds and images. It discusses the role given to sound in contemporary Brazilian films. What novelties reside within their soundtracks?-
Descrição: dc.descriptionFundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionAfirmar a importância do som no cinema brasileiro, demarcando períodos onde mudanças nos modos de inserir o som reconfiguraram o modo de fazer e de assistir filmes no Brasil. Descrever as primeiras tentativas de sincronização, entre 1902 e 1911. Comentar, entre o fim da década de 1920 e meados de 1930, a passagem definitiva para o cinema sonoro, quando se gerou o modelo de sucesso das comédias musicais. Comentar a mudança de paradigmas perpetrada pelo cinema brasileiro moderno, a partir da chegada dos equipamentos portáteis para gravação de som direto. Por em questão o papel do som nos filmes brasileiros contemporâneos. O que há de novo no modo atual de unir sons e imagens?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSom-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectSound-
Palavras-chave: dc.subjectAnalysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleO som no cinema brasileiro : revisão de uma importância indeferida-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.