Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:25314718715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roberto Marchon Lemos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27252272753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Luiz Antonio Luzio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:26870797749 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781578D3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Miguel Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03326195753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727374E4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Luiz Cláudio da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:63362279791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Fernando Morais da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756245 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to reaffirm the central role played by sound in Brazilian cinema. It describes periods when changes related to sound recording and editing transformed the ways of making and watching films in Brazil. It details the first methods of syncronizing sound and images between 1902 and 1908. It coments the end of the silent era and the making of the first Brazilian sound films in the late 1920’s up to 1936, the period when the first sucessfull musical comedies would be released. During the 60’s the arrival of portable sound recorders would allow new ways of shooting, as well as new forms of assembling sounds and images. It discusses the role given to sound in contemporary Brazilian films. What novelties reside within their soundtracks? | - |
Descrição: dc.description | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | Afirmar a importância do som no cinema brasileiro, demarcando períodos onde mudanças nos modos de inserir o som reconfiguraram o modo de fazer e de assistir filmes no Brasil. Descrever as primeiras tentativas de sincronização, entre 1902 e 1911. Comentar, entre o fim da década de 1920 e meados de 1930, a passagem definitiva para o cinema sonoro, quando se gerou o modelo de sucesso das comédias musicais. Comentar a mudança de paradigmas perpetrada pelo cinema brasileiro moderno, a partir da chegada dos equipamentos portáteis para gravação de som direto. Por em questão o papel do som nos filmes brasileiros contemporâneos. O que há de novo no modo atual de unir sons e imagens? | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sound | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O som no cinema brasileiro : revisão de uma importância indeferida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: