Narrativas de si: comunicações e expressões como um percurso de diferentes linguagens no trabalho com TEA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Priscila Pires-
Autor(es): dc.contributorFreire, Flavia Helena Miranda de Araújo-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Valéria Marques de-
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Tainá Mani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756240-
Descrição: dc.descriptionO transtorno do espectro do autismo (TEA) consiste em um distúrbio que engloba comprometimento na díade das áreas relacionadas à comunicação e à interação, e às ações simbólicas dos indivíduos. As causas e origens do transtorno ainda não são consensuais no campo da ciência, porém já se estabeleceu a concordância de que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Neste trabalho, o acompanhamento do sujeito com autismo compreende as suas narrativas como um fenômeno singular, ou seja, sua linguagem, verbal ou não, como uma ideação da subjetividade que se revela e se transforma no processo de encontro com o outro. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivos compreender como se estabelecem as narrativas de si e do mundo do sujeito diagnosticado com TEA, e suas possibilidades de construção de interações e auto-suporte. Para isso, utilizam-se como subsídios teóricos a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, a sócio-histórica de Lev Vigotsky e, por último, a perspectiva dialógica, apresentada por Martin Buber. É a partir de cinco estudos de caso com crianças de 03 a 12 anos, diagnosticadas com TEA, que se discutem as diferentes formas de narrativas de si que emergem nos processos clínicos retratados. Utilizou-se da metodologia narrativa, na defesa de que os sujeitos com TEA podem falar de si, e falam, em um movimento de comunicar-se que é singular e constante. O estudo dos casos, através do follow up, evidenciou que os recursos da dialogia e da narrativa viabilizam o desenvolvimento da pessoa com TEA, revelando a importância de sua singularidade e de sua expressão peculiar na relação com o mundo que pode tornar acessível sua condição, a partir do conceito de potência e não de déficit-
Descrição: dc.descriptionAutism spectrum disorder (ASD) consists on a disorder which encompasses the dyad of impairments in areas related to communication and interaction, in addition to the person’s symbolic actions. The science field could not reach a consensus in relation to the causes and origins of the disorder yet. However, it has already been agreed that autism is a neurodevelopment disorder. In this study, the individuals’ follow-up comprises their narratives as a singular phenomenon, namely verbal or nonverbal language as an ideation of subjectivity that reveals itself and turns into the process of approaching the other. Therefore, the present study aims to understand how the individuals diagnosed with ASD stablish narratives about themselves and about their world. Furthermore, it was intended to learn their possibilities of building interactions and self-support. In order to do this, theoretical subsidies were researched: the phenomenological approach of Merleau-Ponty, the social-historical one of Lev Vigotsky and the dialogical one presented by Martin Buber. The study analyzes the different kinds of self-narratives that emerged from the clinical process of five case studies of 3 to 12 year-old-children diagnosed with ASD. The narrative methodology was used, due to the fact that individuals with ASD can talk about themselves and they do so in a singular and constant communication movement. Through the follow-up, the case studies have revealed that the dialogical and narrative resources make it possible for the development of people with ASD to happen. This shows the importance of their singularity and of their peculiar expression in relation to the world that can make their condition accessible, based on the concept of power and not deficit-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro do autismo-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectDialogia-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAutism apectrum disorder-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Palavras-chave: dc.subjectDialogism-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Título: dc.titleNarrativas de si: comunicações e expressões como um percurso de diferentes linguagens no trabalho com TEA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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