As subjetividades das jovens negras na escola: uma perspectiva crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Fernando de Sá-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Luciana Gageiro-
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Teresinha-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Villiam Silva Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756238-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre as especificidades das jovens negras no âmbito escolar. Através da análise de diversos contextos, que refletem o racismo na sociedade contemporânea, pode-se compreender a herança ideológica do século XV ao XIX, período em que se realizava o “tráfico negreiro”. A escola como espaço de socialização deve promover a heterogeneidade e romper com padrões estéticos irreais em contexto tropical brasileiro. Tal deturpação de ideias causa mal-estar em quem apreende os conteúdos de forma unilateral. Existe uma grande demanda pela remodelação das práticas educacionais e ruptura com políticas que desconsideram o contexto singular de cada região do país. Nesse sentido, é fundamental definir as fronteiras entre o discurso hegemônico e o desenvolvimento da autoestima, tendo como referência a diversidade. Com o apoio da psicanálise, é possível pensar perspectivas novas para a resolução do problema presente na estrutura da escola e da sociedade, pondo luz sobre processos psíquicos pertinentes ao ser humano.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to reflect on the specificities of young black women in the school environment. Through the analysis of different contexts, which reflect racism in contemporary society, one can understand the ideological heritage from the 15th to the 19th century, a period in which the “slave trade” took place. The school as a space for socialization must promote heterogeneity and break with unrealistic aesthetic standards in the Brazilian tropical context. Such misrepresentation of ideas causes discomfort in those who apprehend the contents unilaterally. There is a great demand for remodeling educational practices and breaking with policies that disregard the unique context of each region of the country. In this sense, it is essential to define the boundaries between the hegemonic discourse and the development of self-esteem, having diversity as a reference. With the support of psychoanalysis, it is possible to think of new perspectives for solving the problem present in the structure of society and school, shedding light on psychic processes relevant to human beings.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo; Autoestima; Jovens Negras; Psicanálise; Educação-
Palavras-chave: dc.subjectNegra-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAutoimagem-
Palavras-chave: dc.subjectRacism; Self esteem; Black Youth; Psychoanalysis; Education-
Título: dc.titleAs subjetividades das jovens negras na escola: uma perspectiva crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.