Espaçonarte: objeto potencializador do ensino de artes para estudantes do ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, João Carlos Lutz-
Autor(es): dc.contributorPereira, Regina Celia de Souza-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.creatorMelo, Renata Borges de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756217-
Descrição: dc.descriptionA Espaçonarte é um objeto potencializador da Arte-Educação em escolas públicas do Ensino Fundamental I. Suas principais funções são: transporte e armazenamento de materiais utilizados em sala de aula pelos professores; estímulo à criatividade dos estudantes; exposição dos seus trabalhos com a apreciação e valorização de suas próprias artes; gerar atividades coletivas fora da sala de aula. As ideias de integração entre o fazer, a apreciação e a contextualização artística são oriundas da Proposta Triangular para o Ensino da Arte, desenvolvida por Ana Mae Barbosa. A Espaçonarte estimula que a Proposta Triangular aconteça dentro do cronograma de aula, quebrando a rotina repetitiva e determinada das aulas programadas. A Proposta Triangular valoriza a Arte-Educação, estimulando os estudantes a viverem o tripé da educação artística: ler arte, fazer arte e contextualizar. O acompanhamento e a observação de turma foram feitos na E.M. Julia Cortines, localizada em Icaraí, Niterói. Com a etapa da problematização, avaliei e classifiquei os problemas que envolviam o sistema e com a Apreciação Ergonômica pude começar a idealizar sugestões preliminares de melhoria. Iniciando a etapa da geração de alternativas, garanti que a proposta escolhida fosse relevante e cumprisse os requisitos do projeto. Com o fim dos estudos necessários, com a alternativa escolhida, a pesquisa de materiais, o dimensionamento do projeto, pude iniciar a produção do protótipo da alternativa escolhida com o intuito de solucionar os problemas encontrados e definidos com a tabela GUT. Com o protótipo pronto, foram feitos os testes de validação com os usuários na escola, onde o produto pôde ser avaliado e ratificado, até chegar a sua forma final. Procurei trabalhar com um assunto de interesse particular, a educação infantil, pois acredito que o Designer de produto tem muito a colaborar com as salas de aula. A Espaçonarte é uma pequena colaboração para a Arte-Educação, que soluciona problemas específicos da E.M. Julia Cortines mas que é o início para a mudança geral que visa a valorização da educação artística no Brasil-
Descrição: dc.descriptionThe Espaçonarte is a potentiator of art education in Elementary public schools I. Its main functions are: transport and storage of materials used in the classroom by teachers; stimulating creativity of students; exhibition of his works with the enjoyment and appreciation of their own arts; generate collective activities outside the classroom. The ideas of integration between the do, the appreciation and artistic context come from Triangular Proposal for the teaching of art, developed by Ana Mae Barbosa. The Espaçonarte stimulates the Triangular Proposal happens on schedule of school, breaking the repetitive routine and certain scheduled classes. The Triangular Proposal values the art education, encouraging students to live the tripod of art education: reading art, make art and contextualize. The monitoring and observation of class were made in E.M. Julia Cortines, located in Icaraí, Niterói. With the stage of questioning, evaluated and sorted the problems involving the system and Ergonomic Assessment could begin to devise preliminary suggestions for improvement. Starting step of generating alternatives, guarantee that the chosen proposal was relevant and fulfilled the requirements of the project. With the end of the studies, with the alternative chosen, the materials research, the project sizing, I was able to start the production of the prototype of the alternative chosen in order to solve the problems found and defined with the GUT. With the prototype ready, validation tests were made with users at school, where the product could be reviewed and ratified, until you reach your final form. I looked for work with a subject of particular interest, early childhood education, because I believe that the product Designer has much to contribute to the classrooms. The Espaçonarte is a small collaboration for the art education, which addresses specific problems of E.M. Julia Cortines but that is beginning to change that aims at promoting art education in Brazil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de produto-
Palavras-chave: dc.subjectDesign social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de materiais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arte-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectSocial design-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Título: dc.titleEspaçonarte: objeto potencializador do ensino de artes para estudantes do ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.