Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lívia Lúcia Veloso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756215 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho buscou investigar qual seria o papel dos frames na leitura de cartuns em um contexto de ensino/aprendizagem de inglês como LE. Em primeiro lugar, foi feito um breve percurso pelas diferentes concepções teóricas de leitura, assim como analisadas as suas implicações para o ensino, em particular para o ensino de leitura em LE. Também foram abordados os níveis de leitura e as ideias de multimodalidade e letramento. A seguir, foram apresentados os principais pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva e da abordagem sociocognitiva, assim como foi delimitado o conceito de frame do qual partiu a pesquisa e justificada a escolha do gênero discursivo em questão: o Cartum. A metodologia adotada na geração dos dados lançou mão de quatro instrumentos investigativos, sendo o principal deles o grupo de atividades de pré-leitura, onde os participantes puderam antecipar alguns assuntos com que iriam se deparar na leitura dos cartuns. Conforme consta na análise dos dados e discussão geral dos resultados, foi sobretudo na fase da pré-leitura que os frames demonstraram ter um papel mais significativo, seja através da estratégia do estímulo direto ou indireto, uma vez que se constituíram como caminhos para a ativação do conhecimento prévio do aprendiz relativamente aos aspectos socioculturais da língua-alvo | - |
Descrição: dc.description | The present study has investigated what would be the frames’ role regarding the reading of cartoons in an EFL context. First of all, it was made a brief description of different theoretical conceptions about reading and it was analyzed their pedagogic implications, especially for EFL teaching. The reading stages and the multimodality and literacy ideas were also taken into consideration. In the second and third parts of our theoretical background, we focused on the main theoretical assumptions about Cognitive Linguistics and the socio-cognitive approach, as well as the concept of frame that the study was based on and the rationales for the choice of the discursive genre: Cartoon. The data generation process drew on four investigating instruments, the main one being a series of pre-reading activities, where the participants could anticipate some issues they would come across with when reading the cartoons. As we could see in the data analysis and general discussion about the results, it was mainly in the pre-reading stage that frames had the most significant role, both through direct and indirect stimulation strategies, since they worked themselves as paths to the learner’s prior knowledge activation regarding the target language’s socio-cultural aspects | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frames | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Inglês como língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartuns | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitivismo | - |
Título: dc.title | O papel dos frames na leitura de cartuns em um contexto de ensino/aprendizagem de LE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: