A construção da política curricular no Rio de Janeiro 2010 A 2012 (o Mínimo como resultado)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorPenna, Fernando de Araújo-
Autor(es): dc.contributorCosta, Warley da-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4075651020233989-
Autor(es): dc.creatorCosta, Carlos Alberto da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756211-
Descrição: dc.descriptionA presente Dissertação analisa a ruptura que ocorreu na política curricular do Rio de Janeiro no período entre 2010 e 2012 com o processo de implementação do Currículo Mínimo. Propõe-se uma reflexão sobre como foi possível chegar aos resultados proclamados pela SEEDUC-RJ, já que o estado do Rio de Janeiro, em 2014, alcançou o terceiro lugar no ranking do IDEB entre as federações, gerando questionamentos a respeito da qualidade educacional diante de tal resultado. Nesse sentido, a pesquisa visa a contribuir com a ampliação das discussões no campo científico sobre políticas de currículo. Para isso, utilizou-se como referencial teórico sobre a história do currículo os seguintes autores: Alice Casemiro Lopes & Elizabeth Macedo (2011), Antônio Flávio Moreira & Tomaz Tadeu da Silva (2011), Ivor F. Goodson (2013). Além destes, na discussão sobre os Reformadores empresariais, os trabalhos de Diane Ravitch (2011), Gert Biesta (2013) e Luiz Carlos de Freitas (2014) embasaram os debates acerca dessa terminologia. Para compor o corpus do trabalho, fizemos análise documental das fontes, especificamente, da SEEDUC-RJ e entrevistas semiestruturadas com os selecionadores dos tópicos de conteúdos do Currículo Mínimo de História de 2012. Assim, os resultados desta pesquisa apresentam os efeitos que a nova política curricular provocou no trabalho docente, como o comprometimento da autonomia dos professores, devido a um forte aparato regulatório, e também a mensuração da qualidade na educação baseada apenas em resultados estatísticos, desconsiderando a cultura do aluno e o desenvolvimento de seu pensamento crítico, visto que não são considerados eminentes nas avaliações e exames aos quais são submetidos-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes the rupture that occurred in the curricular policy of Rio de Janeiro in the period between 2010 and 2012 with the process of implementation of the Minimum Curriculum. It is proposed to reflect on how it was possible to reach the results proclaimed by SEEDUC-RJ, since the state of Rio de Janeiro in 2014 reached third place in the IDEB ranking among the federations, generating questions about the quality of education Of such result. In this sense, the research aims to contribute with the expansion of the discussions in the scientific field on curriculum policies. For this, the history of the curriculum with the following authors was used as theoretical reference: Alice Casemiro Lopes & Elizabeth Macedo (2011), Antônio Flávio Moreira & Tomaz Tadeu da Silva (2011), Ivor F. Goodson (2013). In addition, in the discussion on business reformers, the work of Diane Ravitch (2011), Gert Biesta (2013) and Luiz Carlos de Freitas (2014) grounded the debates about this terminology. In order to compose the corpus of the work, we did a documentary analysis of the sources, specifically, of SEEDUC-RJ and semi-structured interviews with the actors of the selection of topics of contents of the Curriculum Minimum of History of 2012. Thus, the results of this research show that the new Curricular policy compromises teacher autonomy due to a strong regulatory apparatus and presents a conception of quality in education based only on statistical results, disregarding the student's culture and the development of his critical thinking, since they are not considered eminent in the evaluations and exams To which they are submitted-
Descrição: dc.description140 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo mínimo-
Palavras-chave: dc.subjectReformadores empresariais-
Palavras-chave: dc.subjectSEEDUC-RJ-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresários-
Palavras-chave: dc.subjectMinimum curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness reformers-
Palavras-chave: dc.subjectSEEDUC-RJ-
Título: dc.titleA construção da política curricular no Rio de Janeiro 2010 A 2012 (o Mínimo como resultado)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.