Educação em saúde como estratégia no combate às fake news durante a campanha de imunização contra COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Geilsa Soraia Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028-
Autor(es): dc.contributorSanchez, Maritza Consuelo Ortiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2942565000981441-
Autor(es): dc.contributorNassar, Pedro Ruiz Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0787287618569101-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5307784352584955-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Stéfany Marinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756203-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: O cenário pandêmico impulsionou a disseminação de informações falsas, denominada Fake News, provocando grande temor na população. O excesso e a velocidade da propagação das informações referentes a COVID-19 foi promovendo interpretações errôneas a respeito do vírus, tratamento e medidas preventivas como a vacinação, virando um dos fatores principais para diminuição da adesão à campanha. Objetivo: Analisar a utilização da Educação em Saúde como estratégia no combate às Fake News durante a Campanha de Imunização contra COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo busca de produções científicas nas bases de dados: BVS, LILACS, MEDLINE, BDENF, SciELO, ERIC e CAPES, utilizando o operador booleano AND, visando responder a seguinte questão de pesquisa: Como é abordado na literatura científica a utilização da Educação em saúde como estratégia para combater a propagação das Fake News durante a realização da campanha de imunização contra COVID-19? A avaliação dos dados foi pelo método de análise de conteúdo temático, no qual os dados foram organizados em duas categorias temáticas: Estratégias Digitais de educação em saúde e Estratégias presenciais de educação em saúde. Resultados e Discussão: Dentre as estratégias utilizadas de combate as notícias falsas, foi identificado o uso predominante das mídias sociais (50%); Recursos de Multimídia e Audiovisuais (40%); Oficinas, Ação Presencial e Roda de conversa (5%) e Websites (5%). Os profissionais de saúde têm a obrigação de cuidar não apenas do indivíduo, mas do coletivo. Para cumprir essa obrigação, precisamos ajudar o público a entender a segurança e a eficácia da imunização. Hoje, a melhor maneira de fazer isso é com ações de educação em saúde mediadas por tecnologias. E o meio mais usado de acesso e divulgação dessas estratégias é através das plataformas de mídia social. Conclusão: É evidente a importância da adaptação e incorporação da educação em saúde mediada por tecnologias, bem como os resultados positivos dessas estratégias durante a pandemia. Vivemos em uma era marcada pelo uso massivo das tecnologias, que propicia a rápida divulgação de notícias falsas, por conta da facilidade de acesso, produção e consumo acelerado das informações. E a cada dia, se faz necessário a adaptação das ações de educação em saúde para o mundo digital, com intuito de conter os impactos negativos das Fake News causados na vida da população.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: The pandemic scenario boosted the dissemination of false information, called Fake News, causing great fear in the population. The excess and speed of the spread of information regarding COVID-19 was promoting erroneous interpretations regarding the virus, treatment and preventive measures such as vaccination, becoming one of the main factors for the decrease in adherence to the campaign. Objective: To analyze the use of Health Education as a strategy to combat Fake News during the Immunization Campaign against COVID-19. Methodology: This is an integrative review with a qualitative approach, of the exploratory type, involving the search for scientific productions in the databases: VHL, LILACS, MEDLINE, BDENF, SciELO, ERIC and CAPES, using the Boolean operator AND, aiming to answer following research question: How is the use of health education addressed in the scientific literature as a strategy to combat the spread of Fake News during the immunization campaign against COVID-19? Data were evaluated using the thematic content analysis method, in which data were organized into two thematic categories: Digital Health Education Strategies and Face-to-face Health Education Strategies. Results and Discussion: Among the strategies used to combat false news, the predominant use of social media (50%) was identified; Multimedia and Audiovisual Resources (40%); Workshops, Face-to-face Action and Conversation Circle (5%) and Websites (5%). Health professionals have an obligation to take care not only of the individual, but of the collective. To fulfill this obligation, we must help the public understand the safety and effectiveness of immunization. Today, the best way to do this is with technology-mediated health education actions. And the most used means of accessing and disseminating these strategies is through social media platforms. Conclusion: The importance of adapting and incorporating technology-mediated health education is evident, as well as the positive results of these strategies during the pandemic. We live in an era marked by the massive use of technology, which facilitates the rapid dissemination of false news, due to the ease of access, production and accelerated consumption of information. And every day, it is necessary to adapt health education actions to the digital world, in order to contain the negative impacts of Fake News caused on the lives of the population.-
Descrição: dc.description49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectMídias Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectVacina-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de imunização-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectMisinformation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Palavras-chave: dc.subjectVaccine-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Título: dc.titleEducação em saúde como estratégia no combate às fake news durante a campanha de imunização contra COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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