Liceu Nilo Peçanha: um lugar de memória no ensino de francês em Niterói (RJ)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorKaltner, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributorBaptistone, Shirlei Almeida-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Nijara Segalote do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756199-
Descrição: dc.descriptionA cidade de Niterói elevou-se ao patamar de capital da província do Rio de Janeiro em 1834 durante um período marcado por intenso processo de reurbanização e de crescimento econômico da região. Neste cenário, o município desenvolveu o seu sistema educacional e um dos liceus provinciais mais importantes da sociedade imperial era o Liceu Provincial de Niterói (futuro Liceu Nilo Peçanha), criado em 1847, com o objetivo de preparar e educar os jovens de acordo com as demandas do Império. Além de ser considerado um colégio de excelência em termos de educação pública do Estado do Rio de Janeiro, desde a sua fundação, a oferta do ensino do francês como língua estrangeira (FLE) sempre esteve presente no currículo desta instituição. Por essa razão, nesta pesquisa de natureza qualitativa documental, consideramos o Liceu Nilo Peçanha como um Lugar de memória, tanto da cidade de Niterói como do próprio ensino de FLE no estado do Rio de Janeiro. Com base, principalmente, nos estudos em Política Linguística, observamos ao final da pesquisa que o abandono gradual de investimentos nessa escola, tanto em termos de infraestrutura quanto de professores de francês demonstra uma política educacional do estado que não privilegia o ensino plurilíngue em suas escolas e acaba reforçando a representação de que o aprendizado do francês está associado à formação cultural de grupos sociais economicamente mais abastados.-
Descrição: dc.descriptionThe city of Niterói was elevated to the level of capital of the province of Rio de Janeiro in 1834 during a period marked by an intense process of reurbanization and economic growth of the region. In this scenario, the city developed its educational system and one of the most important provincial high schools of the imperial society was the Liceu Provincial de Niterói (future Liceu Nilo Peçanha), created in 1847, with the objective to prepare and educate young people according to the Empire's demands. Besides being considered a school of excellence in terms of public education in the state of Rio de Janeiro, since its foundation, the teaching of French as a foreign language (FLE) has always been present in the curriculum of this institution. For this reason, in this qualitative documentary research, we consider the Liceu Nilo Peçanha as a Place of memory, both of the city of Niterói and of the teaching of FLE itself in the state of Rio de Janeiro. Based mainly on Linguistic Policy studies, we observed at the end of the research that the gradual abandonment of investments in this school, both in terms of infrastructure and French teachers, demonstrates a state educational policy that does not privilege multilingual teaching in its schools and ends up reinforcing the representation that learning French is associated with the cultural formation of economically well-off social groups.-
Descrição: dc.description84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiceu Nilo Peçanha-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica linguística-
Palavras-chave: dc.subjectFLE-
Palavras-chave: dc.subjectLugar de memória-
Palavras-chave: dc.subjectLiceu Nilo Peçanha (Niterói,RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectLiceu Nilo Peçanha-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic politics-
Palavras-chave: dc.subjectFLE-
Palavras-chave: dc.subjectPlace of memory-
Título: dc.titleLiceu Nilo Peçanha: um lugar de memória no ensino de francês em Niterói (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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