Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Carlos Francisco Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73045772749 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773441T0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Méxas, Mirian Picinini | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:538375177/72 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9133608322839843 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Cristiano Augusto Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:23128232415 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2149571398618532 | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Zilda Maria Lemos da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756187 | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the effects of leadership in the permanence of the servers in the institution in which they work, carried out by a case study with professionals from a public institution of the State of Rio de Janeiro. The methodology concerning the nature is basic, with a descriptive purpose, done through an analysis of data in a quantitative way of a search field. To address the influence of leadership on the behavior of servers within public organizations, the present study discusses the changes and the constitutional principles of public organizations, the motivation of servers and the types of leadership more used in the contemporary world, as charismatic leaders, empowering and transformational. This study presents results in low affective relationship, normative and instrumental servers with the institution, a low existence of headship and, leadership finally, a strong correlation between high index servers that aim to leave the institution and the sluggish rate of heads with leadership. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa aborda os efeitos da liderança na permanência dos servidores na instituição em que trabalham, realizada através de um estudo de caso com os profissionais de uma instituição pública federal do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada quanto à natureza é básica, com objetivo descritivo, feito por meio de uma abordagem dos dados de forma quantitativa de uma pesquisa de campo. Para abordar a influência da liderança no comportamento dos servidores dentro das organizações públicas, o estudo em questão debate as mudanças e os princípios constitucionais das organizações públicas, a motivação dos servidores e os tipos de lideranças mais usados no mundo contemporâneo, como lideranças carismáticas, empoderadoras e transformacionais. Este estudo apresenta como resultado uma baixa relação afetiva, normativa e instrumental dos servidores com a instituição, uma baixa existência de chefia com liderança e, por fim, uma forte correlação entre o elevado índice de servidores que objetivam sair da instituição e o fraco índice de chefes com liderança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores Públicos Federais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Public Servants | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | A consequência da liderança na manutenção de servidores de uma instituição pública: Um estudo de caso em uma instituição federal de ensino | - |
Título: dc.title | The consequence of leadership in maintaining a public institution servers: A case study on a federal educational institution | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: