Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knauss, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da | - |
Autor(es): dc.creator | Ipanema, Rogéria Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756158 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objeto de estudo a gravura no Brasil do século XIX. Na primeira parte, trata-se da identificação de duas expressões da arte da imagem impressa: a expressão autoral, como obra de arte, e a expressão subordinada, a reprodução da obra de arte. Na segunda parte traz-se a discussão para a imagem impressa no Brasil. A partir da imagem impressa do poder, institucional e promovida por ele. Em outro nível foi estudada a imagem da distinção através do título de Imperial. No último capítulo foram problematizadas as questões da expressão autoral da gravura na litografia caricata de imprensa. O trabalho termina concluindo que a imagem impressa de humor dos Oitocentos é um parâmetro para a construção da historiografia da arte brasileira. | - |
Descrição: dc.description | This work has as subject of study the graphic art in Brazil of the XIX century. At the first part are identified two expressions of the printing image: the original expression, as the work of art, and subordinated expression, as the reproduction of the work of art. At the second part, it has a discussion of the Brazil´s printed image, from the printed image of the power, institutional and those that it promotes. In other level, it was studied the image of distinction through the Imperial title. In the last chapter it has been questioned the original expression of graphic art by the humour lithography of the press. The work finishes concluding that the humour press of the nineteenth century is a way to the construction of the historical writes of the Brazilian art. | - |
Descrição: dc.description | 252 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reprodução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Título de Imperial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caricatura de Imprensa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordem Autoral da Gravura no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravura - aspecto histórico | - |
Título: dc.title | Arte da imagem impressa : a construção da ordem autoral e a gravura no Brasil do século XIX | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: