Júri simulado como recurso didático para uma reflexão bioética: experimentação animal e testes clínicos para vacina contra a Covid-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorDavidson, Martina-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Carolina Tavares dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756148-
Descrição: dc.descriptionAs vigências Bioéticas tratadas em torno da experimentação animal são questionadas há muito tempo, sejam as condições em que vivem as espécies, a interferência nas suas relações interespecíficas ou o animal mais adequado para a pesquisa, entre outros aspectos. Mas o que pensam os alunos do Ensino Médio acerca do tema? É possível discutir aspectos de Bioética na escola? Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo construir um debate com os estudantes em torno da experimentação animal nos testes clínicos para a vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), a partir da atividade de júri simulado, um recurso didático utilizado para debater dois polos de um tema polêmico. A atividade foi realizada de forma remota com turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino, em unidade de São Gonçalo/RJ, com a mediação da pesquisadora e da professora regente de Biologia da turma. Houve a formulação de um caso de acusação de empresas produtoras de vacinas com relação a uso e maus tratos em animais de laboratório. A participação dos alunos se deu atuando como acusação, defesa e corpo de jurados e foi gravada em áudio. Após a atividade, os alunos responderam a um formulário GoogleForms sobre itens de Bioética.A transcrição do áudio do júri e as respostas ao formulário foram analisadas de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciaram a atividade de júri simulado como um importante recurso pedagógico a fim de estimular a pesquisa, embasar argumentações e estimular a capacidade de desenvolver críticas a assuntos independente de suas relações pessoais. Também ficou demonstrado o interesse dos estudantes pelos temas de Bioética, indicando a relevância e pertinência de sua abordagem pelos docentes.-
Descrição: dc.descriptionThe bioethical aspects around animal experimentation have been questioned for a while, whether the conditions in which the species live, the interference in their interspecific relationships or the most suitable animal for research, among other aspects. But what do high school students think about the theme? Is it possible to discuss aspects of bioethics at school? From this perspective the present study aims to build a debate around animal experimentation in clinical tests for the Covid-19 vaccine, a disease caused by the new coronavirus, from a simulated jury, which is a didactic resource used to debate two distinct perspectives of a theme. The activity was carried out remotely with a 2nd year high school class from a private school, in a São Gonçalo/RJ unit, with the mediation of the researcher and the professor of biology in the class. A case was filed for accusation against vaccine companies in relation to the use and mistreatment of laboratory animals. The students' participation took place as an accusation, defense and jury and was recorded on audio. After the activity, students answered a GoogleForms form on bioethics items. The transcription of the jury's audio and the responses to the form were analyzed quantitatively and qualitatively. The results evidenced the simulated jury activity as an important pedagogical resource in order to stimulate research, support arguments and stimulate the ability to develop criticisms of subjects regardless of their personal relationships. The interest of students in bioethics themes was also demonstrated, indicating the relevance and pertinence of their approach by teachers.-
Descrição: dc.description65 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação animal-
Palavras-chave: dc.subjectJúri simulado-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica clínica-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica em Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectVacina-
Palavras-chave: dc.subjectBioethics-
Palavras-chave: dc.subjectAnimal experimentations-
Palavras-chave: dc.subjectSimulated jury-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavirus-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleJúri simulado como recurso didático para uma reflexão bioética: experimentação animal e testes clínicos para vacina contra a Covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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