Habilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlindo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCabral, Isabel-
Autor(es): dc.creatorCandido, Mayra Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3230-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756147-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda se as habilidades e competências contábeis são um diferencial para a tomada de decisão do administrador, no ambiente dos jogos de empresas. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo apresentar o curso de administração, os conhecimentos contábeis necessários para a formação do administrador e relacionar esses conceitos com o jogo de empresas. No referencial teórico será apresentado o curso superior, a formação do curso de administração no Brasil, as habilidades e competências contábeis necessárias para o administrador e o jogo de empresas como método de aprendizagem e a sua relação com a contabilidade. Para isto, na metodologia foi realizado um estudo de caso com as empresas do ambiente simulado e como coleta de dados serão utilizados questionários com alunos que já conhecem o jogo de empresas, além de entrevistas com os integrantes das organizações que fazem parte do ambiente simulado. O estudo analisa a percepção dos alunos com relação aos conceitos contábeis. Por fim, pode-se concluir que os alunos pesquisados consideram a contabilidade como um diferencial, porém não conseguem aplicar os conceitos assimilados com o jogo de empresas-
Descrição: dc.descriptionThis monograph discusses if the accounting abilities and skills are a differential for decision making by the administrator, in this study the environrnent being worked is the business game. Thus the research aims to present the course of administration, the accounting knowledge required for the formation of the administrator and to relate these concepts to the business game. In the Theoretical framework will be presented the graduation course, the formation of Administration course in Brazil, the accounting skills and competence necessary for the administrator and the business game as a method of learning along with its relationship with accounting. For this, the methodology will be a case study with the companies in the simulated environrnent and as data collection will be used questionnaires to students who already know the game business and interviews with members of organizations that are part of the simulated environment. The study analyzes the students' perception with respect to accounting concepts. Finally, it is possible to conclude that surveyed students consider accounting as a differential, but fail to apply the concepts assimilated with the business game-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministration-
Palavras-chave: dc.subjectAccounting-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness game-
Título: dc.titleHabilidades e competências contábeis com foco na formação de administradores: uma análise na utilização de jogos de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.