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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Delgado, Marcos Vinicius | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lígia Graciete Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Júlio Cesar Andrade de | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Nathalia Delgado Turbay | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23227 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756145 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo analisou a política afirmativa de cotas raciais na Universidade Federal Fluminense – UFF- Volta Redonda, campus Aterrado e sua relação com a política de permanência discente. Para isso, são enfatizados os problemas socioeconômicos que a população afrodescendente enfrenta desde a abolição da escravidão, abordando as assimetrias econômicas e sociais presentes entre brancos e negros. Além disso, a pesquisa traz a importância da presença das políticas de permanência presentes na instituição, pois para além de serem garantidos a isonomia do acesso ao ensino superior, são necessárias condições para manutenção deste estudante até o estágio final de formação. Sendo assim, é valido ressaltar que a política de cotas só é efetiva quando ela está conjugada a uma política que permita com que os alunos consigam se manter estudando, independente da sua raça ou classe econômica. A pesquisa é classificada como sendo aplicada, pois tem como objetivo aproximar o leitor das questões abordadas por esse tema; utilizando a pesquisa exploratória, pois além das pesquisas bibliográficas, e documentais, houve uma pesquisa empírica de coleta de informações através de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como é o processo de distribuição das bolsas de permanência e qual é a sua relação com os alunos cotistas. Pode-se observar que a Universidade Federal Fluminense possui estratégias que minimizam as desigualdades existentes dentro do ambiente acadêmico, através da oferta de bolsas/ auxílios financeiros para subsidiar os gastos com moradia, alimentação transporte, entre outras iniciativas que permitem com que o aluno permaneça no ensino superior. Dessa forma, o ponto central que essa pesquisa apresenta é que, existe uma relação direta entre a entrada de alunos em situação de vulnerabilidade e a necessidade de permanência dos mesmos, sendo, portanto, essencial para a efetiva política de cotas a presença de políticas que garantam da permanência desses alunos. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzed the affirmative policy of racial quotas at the Universidad Federal Fluminense - UFF- Volta Redonda, campus Aterrado and its relationship with the policy of student permanence. To this end, the socioeconomic problems that the Afro-descendant population has faced since the abolition of slavery are emphasized, addressing the economic and social asymmetries present between whites and blacks. In addition, the research brings the importance of the presence of permanence policies present in the institution, because in addition to guaranteeing the equality of access to higher education, conditions are necessary to maintain this student until the final stage of training. Therefore, it is worth emphasizing that the quota policy is only effective when it is combined with a policy that allows students to keep studying, regardless of their race or economic class. The research is classified as being applied, as it aims to bring the reader closer to the issues addressed by this theme; using exploratory research, because in addition to bibliographic and documentary research, there was an empirical research to collect information through semi-structured interviews, in order to understand how the permanence scholarships are distributed and what is its relationship with the quota students. It can be observed that the Universidade Federal Fluminense has strategies that minimize the existing inequalities within the academic environment, through the offer of grants / financial aid to subsidize the expenses with housing, food and transportation, among other initiatives that allow the student to remain in the University education. Thus, the central point that this research presents is that, there is a direct relationship between the entry of students in situations of vulnerability and the need for their permanence, therefore, the presence of policies that are essential for the effective quota policy. ensure the permanence of these students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotas raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politicas de permanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative actions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial quotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stay policy | - |
Título: dc.title | Análise política afirmativa de cotas raciais e a permanência discente: um estudo de caso da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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