Saberes, fazeres, reflexões críticas e complexidades: um panorama sobre ensino e produtividade em matéria de bioética em nível stricto sensu no Brasil (2014-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorLima, Wagner Luiz-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Kamila Aparecida Iwanami-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756144-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação teve por finalidade precípua formar um panorama sobre o ensino e a produtividade acadêmica sobre o tema bioética no nível de pós graduação stricto sensu no Brasil entre os anos de 2014 a 2018. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas as metodologias da pesquisa bibliográfica e documental, além da técnica do estado do conhecimento, onde se apurou junto à produtividade acadêmica registrada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES o quantitativo de teses e dissertações nos níveis de mestrado acadêmico e de doutorado. Antes dessa árdua tarefa, como fruto da leitura e interpretação críticas das obras consultadas, foi possível aventar e sustentar uma teoria que diverge do paradigma teórico dominante que considera a bioética como disciplina inter e transdisciplinar. Após a análise em profundidade de textos e documentos sobre a bioética tida como uma ciência, permitiu-se formar uma opinião nesse sentido. E mais, foram identificados elementos caracterizadores e distintivos de uma autonomia da bioética, aptos a sustentá-la como ciência. Buscou-se então cumprir o objetivo principal de emancipar a tradicional e vigente concepção da bioética como mera disciplina, para considerá-la como ciência. O primeiro objetivo específico foi defender a autonomia da bioética enquanto ciência, por meio de argumentos de autoridade e justificações plenamente admissíveis. O segundo objetivo específico foi sustentar a trasncientificidade da bioética, o que deveria orientar seu ensino nesse sentido. O resultado foi no sentido de terem sido ofertados argumentos aptos a impulsionar um questionamento crítico da vigente posição teórica que enclausura a bioética no campo puramente disciplinar-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this dissertation was to provide an overview of teaching and academic productivity on the bioethics theme at the postgraduate stricto sensu level in Brazil between the years 2014 and 2018. For the development of the research, the methodologies of the bibliographical and documentary research, as well as the state of knowledge technique, in which the quantity of theses and dissertations in the academic and doctoral master's levels was verified along with the academic productivity registered in the Bank of Thesis and Dissertations of CAPES. Before this arduous task, as a result of the critical reading and interpretation of the works consulted, it was possible to support and sustain a theory that diverges from the dominant theoretical paradigm that considers bioethics as an inter and transdisciplinary discipline. After an in-depth analysis of texts and documents on bioethics as a science, it was possible to form an opinion in this regard. Moreover, characterizing and distinctive elements of an autonomy of bioethics were identified, capable of sustaining it as a science. It was sought to fulfill the main objective of emancipating the traditional and current conception of bioethics as a mere discipline, to consider it as science. The first specific objective was to defend the autonomy of bioethics as a science, through arguments of authority and fully admissible justifications. The second specific objective was to support the transnentientificity of bioethics, which should guide their teaching in this sense. The result was that they were offered arguments capable of promoting a critical questioning of the current theoretical position that encloses bioethics in the purely disciplinary field-
Descrição: dc.description125 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino transcientífico-
Palavras-chave: dc.subjectProdução stricto sensu-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBioethics-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectTrans-scientific teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStricto sensu production-
Título: dc.titleSaberes, fazeres, reflexões críticas e complexidades: um panorama sobre ensino e produtividade em matéria de bioética em nível stricto sensu no Brasil (2014-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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