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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabrielle Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32301 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756140 | - |
Descrição: dc.description | A monografia se propõe a estudar e analisar a relação entre a tecnologia e as brincadeiras infantis, especificamente, a brincadeira de faz-de-conta. A principal indagação é se os jogos e “brincadeiras” virtuais, por meio de aplicativos digitais, podem substituir as brincadeiras presenciais. Inicialmente, faz uma breve apresentação sobre o conceito “infância” e, posteriormente, discute-se o que é a ação de brincar, tendo como foco as ideias da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski. Além disso, o trabalho aborda a diferença entre jogo e brincadeira para, finalmente, discutir a relação da brincadeira com a tecnologia digital. O trabalho analisa alguns artigos publicados em periódicos jornalísticos de grande circulação que tratam do tema, principalmente, no que se refere à exposição excessiva às telas e os riscos que pode trazer à saúde da criança. A monografia também expõe e analisa recomendações da Organização Mundial da Saúde a respeito do uso da tecnologia por crianças, que inclui a importância de orientar e supervisionar o papel do adulto no acesso das crianças aos aparelhos e plataformas digitais, destacando a importância de um equilíbrio saudável entre atividades online e presenciais. Mediante a isso, o trabalho conclui que a tecnologia pode ser tanto uma aliada quanto uma ameaça, dependendo de como é usada e seu uso é supervisionado. Assim como o rádio, a televisão e o computador não levaram à extinção da infância e, consequentemente, da brincadeira, as novas tecnologias digitais também não o farão, pois, na verdade, são apenas incorporadas ao brincar de crianças. | - |
Descrição: dc.description | The investigation aims to study and analyze the relation between technology and children's play, specifically, imaginative play. The main question is whether virtual games and "play" through digital applications can replace in-person play. Initially, it provides a brief presentation on the concept of "childhood," and subsequently, it discusses the act of playing, focusing on the ideas from the socio-cultural theory of L. S. Vygotsky. Additionally, the paper addresses the difference between games and play and, finally, discusses the relation between play and digital technology. The work analyzes some articles published in widely circulated newspaper that deal with the topic, especially regarding excessive screen exposure and the risks it may pose to children's health. The monograph also presents and analyzes recommendations from the World Health Organization regarding children's use of technology, including the importance of guiding and supervising the role of adults in children's access to devices and digital platforms, emphasizing the importance of a healthy balance between online and in-person activities. In conclusion, the paper asserts that technology can be both an ally and a threat, depending on how it is used and supervised. Just as radio, television, and computers did not lead to the extinction of childhood and, consequently, play, new digital technologies will not do so either, as they are, in fact, just incorporated into children's play. | - |
Descrição: dc.description | 42 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Título: dc.title | Tecnologia na brincadeira da criança: aliada ou inimiga? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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