A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorLima, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorChabalgoity, Diego-
Autor(es): dc.contributorSá, Nicanor Palhares-
Autor(es): dc.contributorSalles, Ricardo Henrique-
Autor(es): dc.contributorTorres, Artemis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8878956137247698-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6956417347930716-
Autor(es): dc.creatorArruda, Elismar Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756127-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não se explica per si, o estudo abrange a história da formação social caracterizada pelo Agronegócio e o contexto no qual este se faz hegemônico. Assim, procurou-se reconstruir a gênese dessa hegemonia, como se estruturou e por quais meios; que finalidades anunciava e qual, efetivamente, buscou realizar; quem dominou, quem governou, e para quem, esse processo; que “papéis” foram desempenhados pelo Estado e os governos nessa construção econômico-social; qual o protagonismo dos que vivem do próprio trabalho e que “lugar” lhes foi reservado nessa sociedade. Estas foram questões que orientaram as investigações e as análises desenvolvidas nos quatro primeiros capítulos, dos seis que constituem este trabalho, no sentido de caracterizar o processo econômico-social mato-grossense que produziu o Agronegócio e seus reflexos na educação dos trabalhadores; de forma que, os dois últimos capítulos, são dedicados às análises e interpretações da situação da educação das massas trabalhadoras e suas perspectivas, decorrentes dos interesses antagônicos e respectivos protagonismos de empresários e trabalhadores. A realidade mato-grossense é, como todas as realidades, complexa. Por isso afirma-se aqui que se trata de um mundo conjugado organicamente a tantos outros mundos, que um olhar apressado, de forma ligeira e razia, não alcança enxergar em sua essência. Utilizaram-se, então, “instrumentos” teórico-metodológicos capazes de dar ao olhar a capacidade para entranhar-se nesse real de forma a esbugalha-lo e fazer emergirem seus elementos essenciais. Esse “instrumental” está fundamentado na teoria marxiana e no seu desenvolvimento, pelas atividades teórico-práticas de seus continuadores: marxistas clássicos como: Antonio Gramsci e Florestan Fernandes; mas, também, por intelectuais que elaboram novas sínteses marxistas à luz da complexidade capitalista hodierna e, principalmente, referenciados nas lutas, movimentos e organizações das massas trabalhadoras de todo o mundo. Desse modo, toma-se e se busca analisar o problema educacional dos trabalhadores mato-grossenses como um elemento da realidade orgânica estadual; uma realidade historicamente determinada conforme as especificidades econômico-sociais do processo capitalista de produção que, em Mato Grosso, tem a terra, a propriedade privada da terra, como elemento estratégico para a sua estruturação e desenvolvimento. Daí se verificar, desde o início, que um dos atos educativos fundamentais da ordem capitalista, nestas terras, foi sedimentar, pela força e pelo convencimento, a concepção de que nenhuma outra forma de propriedade era legítima – senão a imposta pela classe proprietária: a que expropriou a todos e criou as condições para essa expropriação seguir se materializando, legalmente, conforme a lógica do capital. Assim, busca-se compreender e explicitar a natureza da educação-escolar das massas trabalhadoras mato-grossenses, face à natureza econômica do Agronegócio e, por suas contradições, as possibilidades do processo educacional que se desenvolve na Escola Pública para a construção hegemônica dos trabalhadores. Afigura-se como contradição insanável a finalidade político-pedagógica da Escola Pública face ao que exige o mercado e o que indica como necessidade inegociável para a autonomização dos trabalhadores, as lutas, movimentos e organizações autônomas dos trabalhadores.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study has as an object the education of mato-grossenses workers at the time in which the Agribusiness it is developed with supremacy in the economy and politics of Mato Grosso. For conceiving Education as a phenomenon that cannot be explained per se, this study embraces the history of social training characterized by Agribusiness and the context in which it becomes hegemonic. Thus, it was sought to reconstruct the genesis of that hegemony, how it was structured and by what means, what purposes it announced and which ones effectively, it sought to perform; who dominated, who governed and for whom; which roles were played by the State in that process and the governments in that social and economical construction; what the prominence of the people who live by their own is, and what place is reserved for them in the society. These were some questions that guided the researches and the analysis developed in the first four chapters of the six that constitute this work, in the sense of characterizing the mato-grossense social and economical process that produced Agribusiness and its reflexes in education of workers; so that, the last two chapters are dedicated to the analyses and interpretations of the situation related to the working masses and their resulting perspectives of the antagonistic interests and respective leadership of the businessmen and workers. The mato-grossense reality is like all the realities, complex. For that reason, it is affirmed here that, it is about a world conjugated organically to other worlds, which it is an oppressed sight, in a slight and correct way; it cannot be reached to see in its essence. So there were used theoretical- methodological “instruments” capable to give the look the capacity to be involved in that real, in order to goggle and to emerge in its essential elements. That “instrumental” is based on the Marxist theory and its development by the theoretical and practical activities of its continuers, classical Marxists such as Antonio Gramsci and Florestan Fernandes; but also, by some intellectuals that made new Marxists syntheses in the light of the hodierna capitalistic complexity and mainly, referenced in the struggles, movements and organizations of the working masses of all the world. In that way, it is taken and it is sought to analyze the educational problem of mato-grossenses workers as an element of the state organic reality; a historically determined reality according to the economical and social specificities of that capitalist process of production that, in Mato Grosso has a land, private ownership of land, as an strategic element for its structuring and development. From there if it verifies, from the beginning, that one of the educational and fundamental acts of capitalist order in these lands, was to consolidate by the forces and convincement, the conception that not other form of property was legitimate, but also the one imposed by the owner class: the one that expropriated everyone and created the conditions for that expropriation to continue legally materializing according to the logic of the capital. Thus, it is sought to comprehend and explain the nature of school education of the mato-grossenses working masses in front of the economical nature of Agribusiness and its contradictions, the possibilities of the educational process that is developed at the Public School to the hegemonic construction of workers. It seems like a satisfactory contradiction the political- pedagogical purpose of the Public School in front of what demands the market and what is indicated as a negotiable necessity to the autonomy of workers, the struggles, movements and autonomous organization of workers.-
Descrição: dc.description351 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectAgronegócio-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução Hegemônica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectWorkers-
Palavras-chave: dc.subjectAgribusiness-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonic Construction-
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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