Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thamilys Vasquez Elias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756125-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we discuss the problem of teaching Geometry in Brazil over the years, making a brief history that leads us to understand how we arrived at the present moment. In addition, we analyzed the conceptions of some students of the Mathematics Degree Course at Universidade Federal Fluminense and recent graduates of the same Course, about their (future) teaching practice in the area of Geometry . Data were collected through an electronic form where participants expressed their opinions about their training in Geometry , showing how their Course contributed to bring Geometry to Basic Education classrooms. After analyzing the collected data, we understand that the Licentiate in Mathematics Course at Universidade Federal Fluminense has been collaborating in a positive way for the formation of Geometry teachers. On the other hand, the responses collected indicated a certain deficiency of disciplines focused on Geometry in the Course's curriculum.-
Descrição: dc.description55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do ensino da Geometria no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Licenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Geometry-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Geometry Teaching in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectDegree in Mathematics-
Título: dc.titleReflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.