Uma proposta de sequência didática para o ensino de lentes gravitacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.contributorMendes, Raissa Fernandes Pessoa-
Autor(es): dc.contributorMakler, Martin-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Arthur Câmara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26391-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756120-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de sequência didática, com base na conexão entre a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel com o Programa de Filosofia para Crianças e Adolescentes de Matthew Lipman, para introduzir assuntos de Física Moderna e Contemporânea em turmas do Ensino Médio. Primeiramente, fizemos uma análise mostrando a possibilidade de articulação entre as ideias de Ausubel e Lipman para a criação de um referencial teórico mais completo. Uma vez feita essa análise, nos concentramos na elaboração de materiais didáticos feitos de uma maneira mais qualitativa e que traduza essa temática da forma mais simples possível. Estes são textos feitos para ajudar o professor na tarefa de compreender o conteúdo que raramente compõe a estrutura curricular da maioria das escolas e que, ao mesmo tempo, possa ser usado pelos estudantes sob a orientação do professor para a realização das aulas. Os temas que escolhemos tratar são os seguintes: Lei da Gravitação Universal, Teoria da Relatividade Especial e Geral, Lentes Gravitacionais e Matéria Escura. Eles foram escolhidos de modo a se relacionar com o referencial teórico de maneira sequencial, uma vez que cada assunto posterior tem uma relação direta com o anterior. A partir disso, foi feito um exemplo de sequência didática relacionada às Lentes Gravitacionais através do uso de materiais diversificados (como vídeos, imagens, simulações, questionários e o próprio texto base), propondo formas de avaliação fundamentadas no referencial teórico para guiar o professor na tarefa de examinar se houve o desenvolvimento de pensamentos e habilidades de ordem superior visando a aprendizagem significativa dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to develop a proposal for a didactic sequence, based on the connection between David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Matthew Lipman's Philosophy Program for Children and Adolescents, to introduce subjects of Modern and Contemporary Physics in classes of the High school. First, we carried out an analysis showing the possibility of articulating the ideas of Ausubel and Lipman to create a more complete theoretical framework. Once this analysis is done, we focus on the elaboration of teaching materials made in a more qualitative way and that translate this theme in the simplest possible way. These are texts designed to help the teacher in the task of understanding the content that rarely makes up the curricular structure of most schools and that, at the same time, can be used by students under the guidance of the teacher to carry out classes. The topics we chose to address are the following: Law of Universal Gravitation, Special and General Theory of Relativity, Gravitational Lensing and Dark Matter. They were chosen in order to relate to the theoretical framework in a sequential way, since each subsequent subject has a direct relationship with the previous one. From this, an example of a didactic sequence related to Gravitational Lenses was made through the use of diversified materials (such as videos, images, simulations, questionnaires and the base text itself), proposing forms of evaluation based on the theoretical framework to guide the teacher in the task of examining whether there has been the development of higher-order thinking and skills aimed at students' meaningful learning.-
Descrição: dc.description60 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSubsunçores-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Filosofia para Crianças e Adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Geral-
Palavras-chave: dc.subjectLentes Gravitacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-tempo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Filosofia para Crianças e Adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Geral-
Palavras-chave: dc.subjectLentes Gravitacionais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectsubsumers-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy Program for Children and Adolescents-
Palavras-chave: dc.subjectGeneral Relativity-
Palavras-chave: dc.subjectGravitational Lens-
Palavras-chave: dc.subjectSpace time-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de lentes gravitacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.