Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magarinos-Torres, Rachel | - |
Autor(es): dc.contributor | Leitão, Tereza Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ândrea Cardoso de | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Gilvan da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756099 | - |
Descrição: dc.description | O tratamento de transtornos psíquicos requer, na maioria dos casos, o uso de medicamentos. O conjunto de atividades demandadas para que haja o fornecimento adequado e de qualidade destes medicamentos é de escopo da assistência farmacêutica (AF). A assistência farmacêutica na saúde mental deve dar conta de realizar com qualidade os processos relacionados com a gestão e o acompanhamento do uso clínico relacionados com medicamentos neste ambiente. São esperadas que sejam realizadas nos espaços de saúde mental todas as ações enunciadas como de responsabilidade da assistência farmacêutica. Esta pesquisa objetiva descrever como tem se dado a assistência farmacêutica em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) a partir do conjunto de atividades enunciadas para AF no modelo lógico da farmácia hospitalar no Brasil. Os objetivos específicos incluem (i) descrever as ações relacionadas com a seleção de medicamentos essenciais, a programação, a aquisição, os modelos de distribuição, a guarda e a dispensação de medicamentos para usuários confrontando com a legislação vigente e os achados nacionais em outros modelos de assistência a saúde e (ii) identificar e discutir ações realizadas em prol do uso racional de medicamentos com os usuários, tanto em nível individual como coletivo. Foi observada a dinâmica do CAPS Clarice Lispector, CAPS Torquato Neto e CAPSi Maria Clara Machado. Os achados apontam para uma realidade condizente com o panorama nacional com ausência de farmacêutico por período integral para melhor realização das atividades de gerenciamento, planejamento, armazenamento e acompanhamento da utilização de medicamentos. Embora não tenha sido observado desabastecimento, os fluxos internos e externos de atendimento podem ser melhor desenhados e executados. A pesquisa permitiu apresentar os diferentes modelos de fornecimento de medicamentos na saúde mental e iniciar o desenho de um modelo avaliativo para a assistência farmacêutica na saúde mental | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso racional de medicamentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência farmacêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farmácia hospitalar | - |
Título: dc.title | Assistência farmacêutica na saúde mental: a dinâmica dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: