Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Joana D’Arc Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Natalie Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756085 | - |
Descrição: dc.description | O artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas | - |
Descrição: dc.description | The article discusses the relevance of Intercultural Sociology, as well as the reinvention of the school to meet the demands of the social and political context of the twentieth century. The literature review takes into account the contribution of Candau, Queiroz, Giddens and Bells, about the importance of intercultural sociology, as well as the characterization of changes in the social fabric and the emergence of new demands focused on Human Rights. The guiding question seeks to understand why intercultural sociology is a relevant alternative to the process of teacher education, as well as facing the changes of contemporary society? In this sense, the reflection produced argues that the intercultural perspective applied to the teaching of sociology allows the radical transformation of the teacher, his role and his pedagogical practices | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights | - |
Título: dc.title | A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: