A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Joana D’Arc Fernandes-
Autor(es): dc.creatorVieira, Natalie Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756085-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the relevance of Intercultural Sociology, as well as the reinvention of the school to meet the demands of the social and political context of the twentieth century. The literature review takes into account the contribution of Candau, Queiroz, Giddens and Bells, about the importance of intercultural sociology, as well as the characterization of changes in the social fabric and the emergence of new demands focused on Human Rights. The guiding question seeks to understand why intercultural sociology is a relevant alternative to the process of teacher education, as well as facing the changes of contemporary society? In this sense, the reflection produced argues that the intercultural perspective applied to the teaching of sociology allows the radical transformation of the teacher, his role and his pedagogical practices-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidades-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural sociology-
Palavras-chave: dc.subjectSchooling-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers training-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Título: dc.titleA importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.