A carnavalização e o grotesco pelo prisma do cinema brasileiro contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.creatorGuerreiro, Alexandre Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756040-
Descrição: dc.descriptionThe present work is a reflection concerning the contemporary Brazilian cinema under the prism of the theoretical repertoire of the russian Mikhail Bakhtin with an especial focus in two concept-key: the carnivalization and the grotesque. We intend to approach these two concepts and to try its applicability in the panorama of the Brazilian and international cinema, and more deeply in a shortfilm, Vereda Tropical, de Joaquim Pedro de Andrade, and in three features: A Marvada Carne, directed by André Klotzel, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, directed by Carla Camurati, and Amelia, directed by Ana Carolina.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe uma reflexão acerca do cinema brasileiro contemporâneo sob o prisma do repertório teórico do russo Mikhail Bakhtin focando em dois conceitos-chave: a carnavalização e o grotesco. A partir de uma (re)leitura do universo de Bakhtin, pretendemos aproximar esses dois conceitos para, em seguida, experimentar sua aplicabilidade no panorama do cinema brasileiro e mundial, no curta-metragem Vereda Tropical, de Joaquim Pedro de Andrade, e em três longas-metragens: A Marvada Carne, de André Klotzel, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, de Carla Camurati, e Amélia, de Ana Carolina.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação social-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval na arte-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin-
Palavras-chave: dc.subjectCarnavalização-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesco-
Palavras-chave: dc.subjectChanchada-
Palavras-chave: dc.subjectCinema marginal-
Palavras-chave: dc.subjectCarnivalization-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesque-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA carnavalização e o grotesco pelo prisma do cinema brasileiro contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.