“O poder popular não precisa mais de intermediação”: populismo como estratégia comunicativa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoxo, Marco-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Afonso-
Autor(es): dc.contributorAldé, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4114030805379872-
Autor(es): dc.creatorSantos, Karina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28639-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756021-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação se propõe a lançar luz sobre as estratégias de construção do personagem Jair Bolsonaro e de projeção de imagem pública que tornaram a sua vitória factível. Na tentativa de olhar para além de fatores tecnológicos, buscou-se demonstrar a complexidade ao redor da popularização do político Bolsonaro. Para tanto, investigou-se a centralidade de três estratégias político-comunicacionais: 1) a construção de um estilo político populista do personagem; 2) a correspondência entre este estilo e a sua circularidade em programas televisivos de dimensão similar; 3) a construção de alianças com nichos políticos das bancadas políticas como base em sua lógica comunicativa. Assim, defende-se como hipótese a centralidade estratégica e forte correlação entre a circularidade do Jair Bolsonaro em programas populares em meios de comunicação e a formação de sua imagem pública e de sua clientela política na última década. Para elaboração das chaves de leitura desta análise, empregou-se a discussão sobre populismo como um ferramental analítico e explicitou-se as narrativas que circundaram Bolsonaro e potencializaram seu impacto eleitoral. As discussões elaboradas são fundamentais para compreender a ascensão de um político de nicho, atrelado ao corporativismo e à pauta moral, para um político de massas e os fenômenos populistas de extrema-direita no Brasil e no mundo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation proposes to shed light on the strategies of construction of the character Jair Bolsonaro and public image projection that made his victory feasible. In an attempt to look beyond technological factors, we sought to demonstrate the complexity surrounding the popularization of the politician Bolsonaro. Therefore, the centrality of three political-communication strategies was investigated: 1) the construction of a populist political style of the character; 2) the correspondence between this style and its circularity in television programs of similar size; 3) the construction of alliances with political niches of the political benches as a basis for their communicative logic. Thus, the strategic centrality and strong correlation between the circularity of Jair Bolsonaro in popular programs in the media and the formation of his public image and of his political clientele in the last decade is defended as a hypothesis. To prepare the keys for reading this analysis, the discussion on populism was used as an analytical tool, and the narratives that surrounded Bolsonaro and potentiated his electoral impact were made explicit. The elaborate discussions are fundamental to understanding the rise of a niche politician, linked to corporatism and the moral agenda, to a mass politician, and the extreme right-wing populist phenomena in Brazil and in the world.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPopulismo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação política-
Palavras-chave: dc.subjectEleições-
Palavras-chave: dc.subjectBolsonaro-
Palavras-chave: dc.subjectImagem pública-
Palavras-chave: dc.subjectPopulismo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em política-
Palavras-chave: dc.subjectEleição presidencial-
Palavras-chave: dc.subjectPopulism-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical communication-
Palavras-chave: dc.subjectElections-
Palavras-chave: dc.subjectBolsonaro-
Palavras-chave: dc.subjectPublic image-
Título: dc.title“O poder popular não precisa mais de intermediação”: populismo como estratégia comunicativa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018-
Título: dc.title“Popular power no longer needs intermediation": populism as a communicative strategy of Jair Bolsonaro in the 2018 elections-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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