Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFantinato, Maria Cecília Castello Branco-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorPereira, Pedro Carlos-
Autor(es): dc.contributorLeal, Marisa Beatriz Bezerra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1556772493042867-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8341268660622707-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8341268660622707-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3969587952386949-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2097222516450760-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6151093519229838-
Autor(es): dc.creatorSá, Marcelo Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:43:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:43:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756010-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretação-
Descrição: dc.descriptionThis research attempted to know the strategies adopted by EJA students to solve daily problems that could involve the mathematical concept of proportionality. Its attends of a qualitative research of ethnographic type, under the Ethnomathematical optic, whose data were collected through the observation of two ninth grade EJA classes, the application of a sociocultural exploration questionnaire, and an activity four questions related to everyday containing proportionality. We found some ways adopted by the research participant students to solve mathematical problems of proportion, beyond of difficulties of text comprehension and interpretation-
Descrição: dc.description73 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectProporcionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical education-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematical-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectProportionality-
Título: dc.titleEstratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.