Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fantinato, Maria Cecília Castello Branco | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Pedro Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Leal, Marisa Beatriz Bezerra | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1556772493042867 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3969587952386949 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2097222516450760 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6151093519229838 | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Marcelo Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756010 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretação | - |
Descrição: dc.description | This research attempted to know the strategies adopted by EJA students to solve daily problems that could involve the mathematical concept of proportionality. Its attends of a qualitative research of ethnographic type, under the Ethnomathematical optic, whose data were collected through the observation of two ninth grade EJA classes, the application of a sociocultural exploration questionnaire, and an activity four questions related to everyday containing proportionality. We found some ways adopted by the research participant students to solve mathematical problems of proportion, beyond of difficulties of text comprehension and interpretation | - |
Descrição: dc.description | 73 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proporcionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematical | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proportionality | - |
Título: dc.title | Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: