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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Silvia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Ivã | - |
Autor(es): dc.contributor | Müller Junior, Adalberto | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leonardo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756009 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese investiga algumas das principais reflexões teóricas contemporâneas acerca do conceito de ritmo, nos campos da linguística, semiótica, poética e teoria da literatura, para compreender os efeitos de sentido criados no discurso. Busca compreender diferentes configurações conceituais, com pontos de aproximação e distanciamento entre elas, observando os movimentos de retomada e avanço das ideias que atravessam tal discussão. O marco inicial desta pesquisa é a crítica à noção de ritmo de Émile Benveniste (2005), que foi retomada posteriormente por Henri Meschonnic (1982). Nosso estudo dialoga, ainda, com o pensamento de Octavio Paz (1982; 1984) e o de Hans Ulrich Gumbrecht (1994; 2012). Cotejando as formulações conceituais desses teóricos com a proposta do conceito de ritmo apresentada pela vertente tensiva da teoria semiótica do discurso (ZILBERBERG, 1990, 2001, 2006, 2010, 2011), o objetivo desta tese é aferir o alcance teórico e metodológico da contribuição dos estudos sobre a tensividade para as pesquisas que abordem o ritmo. Mais especificamente, pensa-se o ritmo em dois eixos, que envolvem as materialidades discursivas e a dimensão dos afetos: a produção e a recepção dos textos. Como motivo para as análises, ou argumento, foram destacados os seguintes objetos: o conto O jantar, de Clarice Lispector, o poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, e a canção Vapor Barato, de Jards Macalé e Waly Salomão, interpretada por Gal Costa | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This thesis investigates some of the main contemporary theoretical reflections on the concept of rhythm, in the fields of linguistics, semiotics, poetics and theory of literature, to understand the effects of meaning created in the discourse. It seeks to understand different conceptual configurations, with points of approximation and distance between them, observing the movements of retaking and advancing the ideas that cross the discussion. The starting point of this research is a criticism of Émile Benveniste's notion of rhythm (2005), which was later taken up by Henri Meschonnic (1982). Our study also dialogues with the thoughts of Octavio Paz (1982; 1984) and Hans Ulrich Gumbrecht (1994; 2012). Comparing the conceptual formulations of these theorists with the proposal of the concept of rhythm presented by the tensive semiotic (ZILBERBERG, 1990, 2001, 2006, 2010, 2011), the objective of this thesis is to assess the theoretical and methodological scope of the contribution of studies on tensive semiotic for researches that address the relationship between rhythm and affect. More specifically, we propose to think of rhythm in two axes that implicate discursive materialities and the dimension of affections: the production and reception of texts. We take as a reason for analysis, or argument, the following objects: the tale O Jantar, by Clarice Lispector, the poem No meio do caminho, by Carlos Drummond de Andrade, and two versions of the song Vapor Barato, by Jards Macalé and Waly Salomão, performed by Gal Costa | - |
Descrição: dc.description | 149 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica tensiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e canção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhythm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tensive semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory of literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature and song | - |
Título: dc.title | A lira enlevada do ritmo: uma abordagem semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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