A produção de agentes autorizados: o perfil dos professores de libras entre os avanços das políticas e a hostilidade do contexto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorSchiaffino, Roberta Savedra-
Autor(es): dc.contributorSouza, Juliana Brito de-
Autor(es): dc.contributorGalli, Joice Armani-
Autor(es): dc.contributorLagares, Xoan Carlos-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Stela Cabral de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756003-
Descrição: dc.descriptionA oficialização da Língua de Sinais (LS) em 2002 no Brasil e sua inclusão como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e Fonoaudiologia trouxeram à tona diferentes aspectos não apenas da educação de surdos, mas da própria condição de ser surdos e ser ouvinte, além de evidenciar a forma como a sociedade lida com as diferenças. Nosso objetivo neste trabalho é auxiliar na desconstrução de práticas e discursos que se fundamentam na concepção da surdez como deficiência cujas consequências encontram-se nas formas naturalizadas de preconceito e exclusão a que os indivíduos surdos estão submetidos. Nossa hipótese inicial considerava que a produção de leis não teria sido capaz de tornar efetiva a prioridade dos sujeitos surdos no exercício da função docente da disciplina de Libras, como estabelecido nos instrumentos legal. Utilizamos de uma metodologia construída a partir de diferentes eixos com marcos teóricos plurais, buscando ancoragem nos Estudos Culturais com as obras de Raymond Willians (1992, 2011, 2014), Tomaz Tadeu da Silva (1999, 2014), Stuart Hall (1997, 2014) e Kathryn Woodward (2014), além de nos apoiarmos nas discussões da Sociolinguística através dos estudos sobre Política Linguística e línguas minorias, com Calvet (2007), Lagares (2011) e Guespin e Marcellesi (1986). A fim de compreender as formas como se materializa a exclusão destes sujeitos, analisamos três mecanismos de produção de sujeitos autorizados em LS: Os cursos superiores de formação de professores; O exame de certificação de proficiência – PROLIBRAS e os editais de seleção docente para os cursos de formação de professores das Universidades Federais. Promovemos o recorte das 11 instituições situadas em Minas Gerais e pudemos concluir que o paradigma da exclusão continua presente orientando as práticas e políticas em torno da LS e dos sujeitos surdos-
Descrição: dc.descriptionThe official signing of the Sign Language in 2002 in Brazil and its inclusion as a compulsory subject in the courses of teacher training and Speech and Hearing Therapy have brought to light different aspects not only of the education of the deaf but of the very condition of being deaf and a hearering, besides making clear the way society deals with differences. Our objective in this work is to assist in the deconstruction of practices and discourses that are based on the concept of deafness as a disability whose consequences are found in the naturalized forms of prejudice and exclusion to which deaf individuals are subjected. Our initial hypothesis considered that the production of laws would not have been able to make effective the priority of the deaf subjects in the exercise of the teaching function of the discipline of Libras, as established in the legal instruments. We use a methodology built upon different axes with plural theoretical frameworks, seeking anchorage in Cultural Studies and the works of Raymond Williams (1992, 2011), Tomaz Tadeu da Silva (1997, 1999), Stuart Hall (1997) and Kathryn Woodward (1997). We also look for support in Sociolinguistics, in particular the studies about linguistic policy and minority languages done by Calvet (2007), Lagares (2011) and Guespin and Marcellesi (1986). In order to understand the ways in which the exclusion of these subjects materializes, we analyze three mechanisms of production of subjects authorized in SL: The University courses of teacher training; The proficiency certification exam - PROLIBRAS and the teacher selection norms for the teacher training courses of the Federal Universities. We focussed on the 11 institutions located in Minas Gerais and we could conclude that the paradigm of exclusion continues to be present, orienting the practices and policies around the SL and the deaf subjects-
Descrição: dc.description172 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica Linguistica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectLingua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos culturais-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de sinal-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com insuficiência auditiva-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage policy-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of deaf-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage of signs-
Palavras-chave: dc.subjectCultural studies-
Título: dc.titleA produção de agentes autorizados: o perfil dos professores de libras entre os avanços das políticas e a hostilidade do contexto-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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