Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Eilbaum, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Guilherme Marcondes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | La Barre, Jorge de | - |
Autor(es): dc.creator | Frade, Camilo Moradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755988 | - |
Descrição: dc.description | A exposição Queermuseu, aberta em 2017, acendeu as discussões em torno das questões sobre identidade de gênero e sexualidade no Brasil, enfrentando forte pressão de grupos contrários à sua realização, que culminou no encerramento precoce da mostra em Porto Alegre. Na medida em que as reações de grupos conservadores influenciavam na tomada da exposição pelos profissionais da arte e pela população LGBT+, são sugeridos novos contornos para o significado de queer, expressão até então pouco utilizada no país. Frente a tais eventos, este trabalho procura analisar de que maneira o próprio termo queer é ressignificado pela curadoria da exposição durante a sua trajetória entre a montagem em Porto Alegre, em agosto de 2017, e no Rio de Janeiro, entre agosto e setembro de 2018, na medida em que os interesses do campo de arte se fundem a luta política da população LGBT+. | - |
Descrição: dc.description | The Queermuseu exhibition, opened in 2017, sparkled discussions about the issue of gender identity and sexuality in Brazil, facing strong pressure from groups opposed to its accomplishment, that culminated in the early closure of the event in Porto Alegre. The reactions of conservative groups influenced art professionals and the LGBT+ comunity to take over the exhibition, and so new meanings for the word “queer”, expression yet rarely used in the country, were suggested. Considering such events, this work seeks to analyse in which way the term “queer” itself was re-signifyed by the show's curatorship during its trajectory between the venue in Porto Alegre, in August 2017, and in Rio de Janeiro, between August and September 2018, as the art field interests and the LGBT+ political struggle come together. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political context | - |
Título: dc.title | Identidade em movimento: a “lgbtização” do termo queer na exposição queermuseu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: