O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Luciana Nemer-
Autor(es): dc.contributorFontenelle, Marília-
Autor(es): dc.contributorPássaro, Andrés-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Joana Costa De Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755983-
Descrição: dc.descriptionNas duas últimas décadas, com a influência dos computadores no campo da arquitetura e do urbanismo, o arquiteto tem enfrentado um cenário de evolução tecnológica intensa e volátil que imprime em suas práticas de projeto profundas transformações. As instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo tentam acompanhar essa evolução. No entanto, têm apresentado indícios de defasagem em relação às novidades tecnológicas no que tange o ensino de projeto. Esta pesquisa busca analisar a inserção dos recursos digitais nas atividades de projetação arquitetônica no contexto do ensino superior e, assim, contribuir para a discussão sobre o papel da universidade na alfabetização digital do estudante em prol de uma formação profissional consonante com a realidade contemporânea. As considerações de caráter metodológico foram quantitativas e qualitativas e, como método, foi adotado o Estudo de Caso. Fazem parte dos principais recortes dessa pesquisa: a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro como recortes geográficos; o período entre 2009 e 2019 como recorte temporal; os ateliês de projeto foram considerados como cenário, os professores e alunos como população e; por fim, os programas digitais que serão analisados como ferramentas de apoio ao projeto foram o AutoCAD e o Revit. Para criar o embasamento teórico e identificar os elementos que pudessem consolidar a abordagem da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico, com a ampliação contínua ao longo do estudo. Quanto a pesquisa empírica, a coleta das informações foi feita por meio de registros fotográficos, aplicações de questionários on-line e entrevistas in loco. A consolidação da análise e interpretação dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos dados coletados pela pesquisa empírica intercalados com o discurso dos respondentes e dos autores que foram consultados para embasamento da pesquisa teórica. Como resultado da pesquisa foi constatada que a defasagem de inserção tecnológica não é exclusiva somente às instituições foco de análise, mas abrangem o contexto nacional e internacional de ensino superior de arquitetura e urbanismo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn the last two decades, with the influence of computers in the field of architecture and urbanism, the architect has faced a scenario of intense and volatile technological evolution that has profound transformations in his design practices. Higher Education Institutions of Architecture and Urbanism try to follow this evolution. However, they have shown signs of lag in relation to technological innovations regarding project teaching. This research seeks to analyze the insertion of digital resources in architectural design activities in the context of higher education and, thus, contribute to the discussion on the role of the university in the student's digital literacy in favor of professional training in line with contemporary reality. The methodological considerations were quantitative and qualitative and, as a method, the Case Study was adopted. They are part of the main excerpts of this research: the School of Architecture and Urbanism of the Federal Fluminense University and the Faculty of Architecture and Urbanism of the Federal University of Rio de Janeiro as geographical excerpts; the period between 2009 and 2019 as a time frame; the design studios were considered as a scenario, teachers and students as a population and; finally, the digital programs that will be analyzed as tools to support the project were AutoCAD and Revit. In order to create the theoretical basis and identify the elements that could consolidate the research approach, a bibliographic survey was carried out, with continuous expansion throughout the study. As for empirical research, information was collected through photographic records, online questionnaire applications and on-the-spot interviews. The consolidation of the analysis and interpretation of the research results was carried out through the data collected by the empirical research interspersed with the speech of the respondents and the authors who were consulted to support the theoretical research. As a result of the research, it was found that the gap in technological insertion is not exclusive only to the institutions that are the focus of analysis, but also covers the national and international context of higher education in architecture and urbanism.-
Descrição: dc.description246 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do projeto-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological evolution-
Palavras-chave: dc.subjectDigital tools-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleO ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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