Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo Nunes Bentes | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira Júnior, Rivadávia Padilha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755981 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo dedica um olhar mais aprofundado às continuidades e especificidades produzidas para a constituição da imagem pictórica do príncipe Felipe de Habsburgo (1527-1598), a ser conhecido como Felipe II de Espanha (1556-1598), nos retratos realizados pelos pintores Tiziano Vecellio (ca. 1488-1576) e Antonio Moro (ca. 1519-1576). Destaca-se o marco cronológico para o contexto do estudo entre os anos de 1548 e 1558, período que contempla a educação política do príncipe; as tratadísticas e cerimônias de seu matrimônio com a rainha Maria Tudor da Inglaterra (1516-1558), entre 1554 e 1558; os períodos de sua atuação como regente dos reinos espanhóis nas décadas de 1540 e 1550; o conflito desencadeado dentro da casa de Áustria sobre a sucessão da coroa imperial; além de suas viagens realizadas no período em que foi apresentado como herdeiro de seu pai, o imperador Carlos V (1500-1558). Na intenção de construir a imagem de um legítimo herdeiro do imperador, Ticiano Vecellio e Antonio Moro fizeram uso de uma ampla e variada linguagem simbólica, baseada na tradição secular e religiosa do Ocidente, a partir de ideais e mitos inspirados na Antiguidade, no cristianismo e no medievo. Esta produção cultural está intimamente vinculada às relações de poder que regiam as ligações entre nobres mecenas encomendantes dos retratos analisados e os pintores para a produção de uma imagem idealizada e persuasiva. Desta forma, analisamos as tradições formativas e interpretativas da imagem pictórica do príncipe Felipe de Habsburgo para compreender quais foram os ideais e influências presentes em seus retratos. | - |
Descrição: dc.description | Este etudo dedica uma mirada más cercana a las continuidades y las especificidades producidos em la formación de la imagen pictórica del principe Felipe de Habsburgo (1527-1598), que será conocido como Felipe II de España, en los retratos realizados por los pintores Tiziano Vecellio (ca. 1488-1576) y Antonio Moro (ca. 1519-1576). Es de destacar el marcador cronológico para el contexto del estudio entre los años 1548 y 1558, periodo que incluye la educación política del príncipe; las tratadísticas de su matrimonio con la reina Maria Tudor de Inglaterra (1516-1558), entre 1554 y 1558; su actuación como regente de los reinos españoles en las décadas de 1540 y 1550; el conflicto desencadenado en el interior de la casa de Austria en la sucesión de la corona imperial; además de sus viajes por el período en que fue presentado como heredero de su padre, el emperador Carlos V (1500-1558). Con la intención de construir la image de un heredero legítimo al emperador, y Tiziano Vecellio y Antonio Moro hicieron uso de un lenguage simbólico amplia y variada, basada en la tradición religiosa y secular del Occidente, de ideales y mitos inspirados en la Antigüedad, el cristianismo y la Edad Media. Esta producción cultural está estrechamente vinculado a las relaciones de poder que rigieron las relaciones entre los nobles y pintores para producir una image idealizada y persuasivo. Por lo tanto, analizamos las tradiciones educativas e interpretativas de la imagen pictórica del príncipe Felipe de Habsburgo para entender los ideales y las influencias presentes en sus retratos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ticiano Vecellio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antonio Moro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações do poder político | - |
Palavras-chave: dc.subject | História & imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Felipe II, Rei da Espanha, 1527-1598 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retrato (pintura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (ciências sociais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representaciones del poder politico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia & imagen | - |
Título: dc.title | Retratos do poder: a imagem pictórica de Felipe de Habsburgo por Ticiano Vecellio e Antonio Moro (1548-1558) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: