Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e-
Autor(es): dc.contributorSousa, Silvia Maria de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leonardo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755961-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste trabalho é analisar, sob a tutela da semiótica discursiva, algumas canções caipiras em busca de uma dimensão plástica, que se revela tanto por seu plano de conteúdo quanto por seu plano de expressão. A atenção voltada para a materialidade da canção pode nos levar a descobrir os caminhos que ainda estão se construindo na articulação entre categorias plásticas e musicais. Para pensarmos na passagem do audível das canções para uma dimensão da visualidade e da plasticidade, a noção de figuratividade ocupa um lugar central, ao lado da tematização e da narratividade (BERTRAND, 2003). Todavia, o estudo se abre para a interdisciplinaridade, por essa razão, aproveitamos os conceitos de “produção de presença” e o conceito de Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this paper is to analyze, under the tutelage of discursive semiotics, some folk songs in search of a plastic dimension, which is revealed as much for its content as plan for their expression level. The attention focused on the materiality of the song can lead us to discover the ways that are still being built on the relationship between visual and musical categories. To think of the passage of the listening of the songs to a dimension of visuality and plasticity, the notion of figuration occupies a central place, next to the thematization and narrativity (BERTRAND, 2003). However, the study is open to interdisciplinarity, for this reason, we take the concept of "production of presence" and the concept of Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica da canção-
Palavras-chave: dc.subjectCanção caipira-
Palavras-chave: dc.subjectFiguratividade-
Palavras-chave: dc.subjectPlasticidade-
Palavras-chave: dc.subjectStimmung-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica literária-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectCaipira-
Palavras-chave: dc.subjectCanção folclórica-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics of the song-
Palavras-chave: dc.subjectFolk song-
Palavras-chave: dc.subjectFigurativity-
Palavras-chave: dc.subjectPlasticity-
Palavras-chave: dc.subjectStimmung-
Título: dc.titleCanção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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