Uma análise crítica sobre a racionalização das linhas de ônibus no Rio dos megaeventos: linha 474 Jacaré x Copacabana em perspectiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorCruz, Aline Rozenthal de Souza-
Autor(es): dc.creatorFaccioli, Gabriela de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755960-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por objetivo realizar uma análise crítica da racionalização das linhas de ônibus realizada no Rio de Janeiro na última gestão do Prefeito Eduardo Paes, situando geo-historicamente o processo e suas consequências na produção da cidade. A racionalização efetivada evidencia um padrão segregador no pensamento em torno da mobilidade urbana da capital fluminense. A linha 474 Jacaré x Copacabana afetada no período, baliza a pesquisa, ao conectar duas zonas distintas da cidade, a Zona Norte/Subúrbio e a Zona Sul. O surgimento e consolidação desse topônimos acompanha o processo de segregação socioespacial da cidade e por isso serão também aqui debatidos a partir da análise da formação dos bairros conectados pela linha.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to carry out a critical analysis of the rationalization of bus lines carried out in Rio de Janeiro in the last administration of Mayor Eduardo Paes, geo-historically situating the process and its consequences in the production of the city. The effectiveted rationalization evidences a segregating pattern in the thinking around urban mobility in the capital of Rio de Janeiro. Line 474 Jacaré x Copacabana, affected in the period, marks the research, by connecting two different zones of the city, the North Zone/Subúrbio and the South Zone. The emergence and consolidation of these toponyms accompanies the city's socio-spatial segregation process and therefore will also be discussed here based on the analysis of the formation of the neighborhoods connected by the line.-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade Urbana-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação Socioespacial-
Palavras-chave: dc.subjectRacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectÔnibus-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte público urbano-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectRationalization-
Palavras-chave: dc.subjectUrban Mobility-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-spatial Segregation-
Título: dc.titleUma análise crítica sobre a racionalização das linhas de ônibus no Rio dos megaeventos: linha 474 Jacaré x Copacabana em perspectiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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