Mulher negra, samba, racismo e sociedade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Marcela-
Autor(es): dc.contributorSoares, Lúcia Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Lucilia Carvalho da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabiane da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31513-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755949-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da formação econômico-social brasileira, que contribuíram para a visibilidade tardia das mulheres negras no samba. Assim como, analisar as opressões étnico-raciais e de gênero que atuam na relação dominação-exploração e na conformação de uma divisão sociossexual e étnico-racial do trabalho, que direcionaram essas mulheres para o trabalho reprodutivo, visto predominantemente nas figuras das conhecidas “tias” do samba, tais como Tia Ciata, Tia Vicentina e Tia Surica, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus, exemplos de mulheres compositoras e cantoras, não tiveram tanta visibilidade quanto as “tias” do samba, ainda que estas “tias” também fossem cantoras, são constantemente lembradas mais pelo seu feijão do que por sua composição ou habilidade de cantar. Inserida em suas biografias e narrativas, o que consequentemente nos fará entender as particularidades da realidade brasileira, sobre o samba como expressão da cultura dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis course completion work aims to analyze the structural elements of the Brazilian economic and social formation, which contributed to the late visibility of black women in samba. As well as analyzing the ethnic-racial and gender oppressions that act in the domination-exploitation relationship and in the formation of a socio-sexual and ethnic-racial division of work, which directed these women to reproductive work, seen predominantly in the figures of the well-known “aunts”. ” of samba, such as Tia Ciata, Tia Vicentina and Tia Surica, Dona Ivone Lara and Clementina de Jesus, examples of women composers and singers, did not have as much visibility as the “aunts” of samba, although these “aunts” were also singers, are often remembered more for their beans than their songwriting or singing ability. Inserted in their biographies and narratives, which will consequently make us understand the particularities of the Brazilian reality, about samba as an expression of the culture of workers in Brazil-
Descrição: dc.description50 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectBlack women-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Título: dc.titleMulher negra, samba, racismo e sociedade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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