ESTUDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS ABC EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS. O CASO DE UM NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.creatorSoares Junior, Hernani Spzzamiglio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755938-
Descrição: dc.descriptionThe present work has like objective analyze the accountancy system based in activities (ABC) and simulate his application in organizations of educational service. Treats-itself of a case study, substantiated in revision of literature, field work and presentation of a model of implementation and control of costs. This dissertation was developed from the need of modernization of the methodologies of control of the accounting by activities as alternative for the improvement of the decisive trial and consequently of the management. Presents-itself practical accountancy adopted by institutions of education, public and private. It follow, compares-itself the approach of custeamento by activities, with others approaches and practices of custeamento in use in the organizations and proposes itself a model conceitual adopted for the implementation of the ABC. Finally, evaluates-itself the model proposed by means of application simulated in courses of postgraduation-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema contábil baseado em atividades (ABC) e simular sua aplicação em organizações de serviços educacionais. Trata-se de um estudo de caso, fundamentada em revisão de literatura, pesquisa de campo e apresentação de um modelo de implementação e controle de custos. Esta dissertação foi desenvolvida a partir da necessidade de modernização das metodologias de controle da contabilidade por atividades como alternativa para a melhoria do processo decisório e conseqüentemente da gestão. Apresenta-se práticas contábeis adotadas por instituições de ensino, públicas e privadas. A seguir, compara-se o método de custeamento por atividades, com outros métodos e práticas de custeamento em uso nas organizações e propõe-se um modelo conceitual adotado para a implantação do ABC. Por fim, avalia-se o modelo proposto por meio de aplicação simulada em cursos de pós graduação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectABC Custeamento por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectServiços educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleESTUDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS ABC EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS. O CASO DE UM NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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