Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lúcia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Patrícia Riddell Millar | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Prata, Rita Vilanova | - |
Autor(es): dc.creator | Zangirolami, Lucas Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755931 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da abordagem do tema saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do Ensino Fundamental recomendada pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2020. O estudo buscou analisar as concepções de saúde, dividas nesse trabalho em biomédica, comportamental e socioambiental, e buscou compreender a forma como esse conteúdo é expresso neste material curricular. Os quatro livros analisados consistiam na edição do manual do professor nos quais foram analisados os textos direcionados aos estudantes bem como as orientações voltadas aos professores. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, buscando compreender de forma orgânica as características que essas concepções assumiam na coleção em questão. Foi observado que das três concepções de saúde adotadas para a análise, a concepção socioambiental foi a mais predominante nos textos dos livros da coleção. A discussão referente aos dados analisados se mostrou significativa para o debate acerca da importância da adoção de um enfoque crítico da saúde pelos livros didáticos e pelos projetos curriculares que os respaldam, considerando que esse debate se mostra esvaziado na coleção. Essa discussão se mostra pertinente para se pensar o ensino de saúde e o ensino de ciências como possibilidades de transformação social. | - |
Descrição: dc.description | The work developed in this monograph presents an analysis of the approach to health in a collection of science textbooks for the final years of the elementary school according to the recommendation of the National Textbook Program for 2020. The study aims to analyze the conceptions of health, classified in this work into biomedical, behavioral and socioenvironmental, to understand how this content is expressed in this curricular material. The four books analyzed consisted of the teacher's handbook in which the texts written to the students were analyzed, as well as the guidelines to the teachers. Quantitative and qualitative analyses were made, seeking to understand in an organic way the characteristics that these conceptions assume in the collection of the textbooks. It was observed that of the three conceptions of health adopted for the analysis, the socio-environmental conception was the most predominant in the texts of the collection's books. The results show to be significant for the debate about the importance of adopting a critical approach to health by textbooks and the curriculum projects that support them, as this debate is empty in the collection. This discussion is relevant to think about health education and science education as possibilities of social transformation. | - |
Descrição: dc.description | 39 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary School | - |
Título: dc.title | Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: