Vivências Socioespaciais de crianças em fronteiras: suas vidas, sua escola e seu bairro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Cassiano Caon-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorMaia, Diego Corrêa-
Autor(es): dc.creatorLeão Neto, Abeilard Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755927-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, realizada na Universidade Federal Fluminense, buscou compreender como as crianças de uma instituição estadual de ensino do município de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas Gerais, vivenciam o bairro e a escola em que vivem. Para isso, pautou-se nos contemporâneos estudos envolvendo as reflexões sobre os Territórios Educativos, reflexões sobre o campo de Estudos da Infância e do conceito de vivência (perejivanie), sistematizado por Lev Semenovich Vigotski e seu grupo de investigação na Rússia pós-Revolução de Outubro. Algumas questões se me apresentaram como importantes para a investigação, quais sejam: como as crianças de hoje vivenciam o bairro? O que elas conhecem do bairro? O que elas narram dessa localidade? Quais são os desejos que elas têm nesse bairro? Como acontece o deslocamento para a escola? Considerando as diferentes perspectivas e concepções acerca do tema presente e pautando-se nos referenciais já citados, procedeu-se a uma aproximação com a Geografia da Infância (Lopes; Vasconcellos, 2005), com os estudos sobre cidades educadoras, sobre territórios que educam e ensinam. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi compreender e descrever o processo de mapeamento do território educativo do bairro Nossa Senhora de Lourdes, protagonizado pelas crianças do 5o ano do Ensino Fundamental, jovens estudantes da escola, em busca de possibilidades de aprendizagens ‘além-muros’. Os resultados apontam que, conquanto a escola não esteja ilhada no bairro, como um território isolado dentro do cotidiano das crianças envolvidas na pesquisa, ficam claras as descosturas espaciais. Isso porque se percebe que, ao mesmo tempo em que a escola não é sua principal referência no bairro, existem outras referências simbólicas que têm mais representatividade para cada uma delas.-
Descrição: dc.descriptionThis research, carried out at the Fluminense Federal University, tried to to understand how children from a state educational institution in the municipality of Juiz de Fora, located in the state of Minas Gerais, experience the neighborhood and the school where they live. For this, focused on contemporary studies involving reflections on Educational Territories, reflections on the field of Childhood Studies and the concept of living (perezhivanie) systematized by Lev Semenovich Vygotsky and his research group in post-October Revolution Russia. Some questions appear to be important for the investigation, namely: how do children today experience the neighborhood? What do they know about the neighborhood? What do they say about this locality? What wishes do they have in this neighborhood? How does commuting to school happen? Considering the different perspectives and conceptions about the present theme and based on the already mentioned references, I approached some fields of study more incisively, such as the Geography of Childhood (Lopes; Vasconcellos, 2005), studies on educating cities, on territories that educate and teach. Thus, I defined as the general objective of this work: to understand and describe the process of mapping the educational territory of the Nossa Senhora de Lourdes neighborhood, starring from children of the 5th year of Elementary School, young students of the school, in search of learning possibilities 'beyond- walls'. As specific objectives, we cite: (a) strategies for bringing school and community together present in the daily life of the Ali Halfeld School and (b) understanding the cultural plurality present in the EducationalTerritory.-
Descrição: dc.description87 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTerritórios educativos-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectVivências Espaciais-
Palavras-chave: dc.subjectMapas vivenciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola estadual-
Palavras-chave: dc.subjectEducational territories-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Theory-
Palavras-chave: dc.subjectSpace Experiences-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential maps-
Título: dc.titleVivências Socioespaciais de crianças em fronteiras: suas vidas, sua escola e seu bairro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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