Artes de fazer educação das relações étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma pesquisa no contexto dos saberes profissionais dos professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Amélia Cristina Alves-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Edinaldo Medeiros-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Daniele Aparecida de Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6652231220551969-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4075651020233989-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3684922991380169-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0009821613766005-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8962147589802605-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2617093407857627-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Mizael Pinheiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755924-
Descrição: dc.descriptionAs questões trazidas pela Lei 10.639/2003 e pelo Parecer CNE nº 3/2004 provocam tensões no universo escolar quando normatizam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira (e africana) nos currículos da Educação Básica. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo refletir sobre as táticas (CERTEAU, 2009) que os professores de Geografia modulam em suas práticas em relação às questões étnico-raciais, a partir dos seus saberes experienciais. As reflexões trazidas neste trabalho têm como objeto de estudo as práticas e os saberes profissionais dos professores, com intenção de compreender como estes sujeitos percebem e (re)significam a sua realidade através da docência. O processo de construção deste trabalho, seguindo a orientação metodológica de Minayo (1994), se apresenta em três momentos: i) Fase exploratória; ii) Trabalho de campo e iii) Tratamento dos materiais. Na fase exploratória o tempo foi dedicado a produção de uma revisão bibliográfica pertinente ao entendimento do objeto de estudo e a sua posterior análise desenvolvida nas fases seguintes. Por meio do capítulo teórico, por um lado, realizamos uma leitura crítica da racionalidade hegemônica eurocêntrica por entendermos que esta ainda persiste nas escolas e na formação inicial de Geografia, e que é central para pensar o tema das relações étnico-raciais na Educação. Por outro, tendo como foco de análise os saberes profissionais dos professores, exploramos alguns referenciais da epistemologia escolar e da prática para refletir acerca das possíveis negociações e disputas no cotidiano escolar no que se refere ao reconhecimento da demanda de uma educação antirracista. O segundo momento da pesquisa se destinou ao trabalho de campo. Na delimitação do campo de investigação foi decidido que os sujeitos desta pesquisa seriam os professores supervisores de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal Fluminense. Esta escolha se justifica em função de compreendermos que eles representam um elo de diálogo entre diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional, promovido pela interface entre a escola e a universidade, propiciado pelo Programa. Orientados pela metodologia de análise de conteúdo, foram construídas categorias temáticas que nos possibilitaram explicitar os resultados alcançados. Nesse sentido, constatou-se que, de maneira geral, mesmo diante de uma Geografia escolar calcada fortemente em referenciais coloniais, há nos saberes e práticas docentes a presença de alguns sinalizadores que apontam para avanços cotidianos na direção da reinvenção interna da cultura escolar-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe issues raised by Law 10.639 / 2003 and CNE Position No. 3/2004 provoke tensions in the school universe when they regulate the compulsory teaching of Afro-Brazilian (and African) history and culture in the curricula of Basic Education. In the light of this, the dissertation aims to reflect on the tactics (CERTEAU, 2009) that teachers of Geography modulate in their practices in relation to ethnic-racial issues, based on their experiential knowledge. The reflections brought in this paper have as object of study the teachers' professional practices and knowledge, with the intention of understanding how these subjects perceive and (re) signify their reality through teaching. The process of construction of this work, following the methodological orientation of Minayo (1994), presents in three moments: i) Exploratory phase; ii) Fieldwork and iii) Treatment of materials. In the exploratory phase time was devoted to the production of a bibliographic review pertinent to the understanding of the object of study and its subsequent analysis developed in the following phases. Through the theoretical chapter, on the one hand, we perform a critical reading of Eurocentric hegemonic rationality because we understand that it still persists in schools and in the initial formation of Geography, and that it is central to think about the theme of ethnic-racial relations in Education. On the other hand, analyzing the professional knowledge of teachers, we explore some of the references of school epistemology and practice to reflect on the possible negotiations and disputes in the daily school life regarding the recognition of the demand for an antiracist education. The second moment of the research was dedicated to the field work. In the delimitation of the field of investigation it was decided that the subjects of this research would be the supervisors teachers of Geography of the Institutional Program of Initiatives to Teaching Grants, Federal Fluminense University. This choice is justified because we understand that they represent a link between different knowledge that constitute professional knowledge, promoted by the interface between the school and the university, provided by the program. Focused by the methodology of content analysis, thematic categories were constructed that enabled us to make explicit the results achieved. In this sense, it was verified that, in a general way, even in the face of a school Geography strongly influenced by colonial references, there are in the knowledges and teaching practices the presence of some flags that point to daily advances toward the internal reinvention of school culture-
Descrição: dc.description143 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial relations-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectSchool geography-
Título: dc.titleArtes de fazer educação das relações étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma pesquisa no contexto dos saberes profissionais dos professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.