Polígonos: conceitos e definições

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Davi Pereira Fortes-
Autor(es): dc.creatorDecarlo, Larissa Pimentel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755923-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo sobre a problemática das definições como ponto de partida no processo de ensino e aprendizagem no ensino básico, mais especificamente com o conteúdo de polígonos. A partir disso, foram investigadas definições do objeto matemático polígono em livros didáticos. Com isso, foi obtida uma amostra de como essas figuras são exploradas pelos autores e se há a apresentação desses objetos que se contradizem com outros materiais. Foram utilizados trabalhos de autores que embasassem o ponto de vista de uma aprendizagem escolar menos rígida ao apresentar os conteúdos e que, ao mesmo tempo, discutisse os obstáculos na contrariedade de informações. Dessa forma, foi implementada uma pesquisa diagnóstica com o intuito de compreender, a partir de uma amostra de alunos, a extensão de seus conhecimentos sobre polígonos e, para atingirmos o objetivo de melhorar a qualidade da abordagem dos assuntos em sala de aula, em especial no que tange a disciplina de matemática nas escolas, foi desenvolvida uma proposta de atividade que sugere uma possibilidade para a introdução de polígonos. Assim, com o viés da conceituação como alternativa apropriada à apresentação dos conteúdos em sala de aula, as definições foram relegadas a um segundo plano no que diz respeito a uma aprendizagem efetiva. No mais, apesar da impossibilidade de aplicação da atividade proposta devido à pandemia da Covid-19, foi desenvolvida uma alternativa digital que pudesse contemplar uma possível abordagem de polígonos para o ensino remoto-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a study concerning the problematic of definitions as starting points in teaching and learning process in primary education, more specifically with polygon content. Furthermore, definitions of the mathematical object polygon were investigated in didactic books. Thereby, it was acquired a sample of how these figures are explored by the authors and if there is presentation of those objects which contradict themselves in other materials. There were used works from authors which would base the point of view of a scholar learning less rigid while presenting contents and, at the same time, which would discuss the obstacles in the contrariety of information. Thus, a diagnostic research was implemented with the purpose of understanding, based on a sample of students, the extension of their knowledge concerning polygons and, to achieve the aim to improve the subject’s approach quality inside classrooms, especially when it comes to the mathematics’ subject in schools, an activity proposal was developed to suggest a possibility to polygon’s introduction. Therefore, along with the bias of conceptualization as an appropriate alternative to content’s presentation in class, definitions become relegated to a background when it comes to the effective learning process. Moreover, besides the impossibility to apply the activity proposal due to the Covid-19 pandemic, a digital alternative was built to contemplate a possible polygon approach in remote teaching-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolígonos-
Palavras-chave: dc.subjectDefinições-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectPolígono-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geometria-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectPolygons-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDefinitions-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic books-
Título: dc.titlePolígonos: conceitos e definições-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.